Falta de certidão de nascimento de mãe, filha de portugueses

Não consigo encontrar a certidão de nascimento da minha mãe. Tenho a certidão de casamento dela. Quando casava a mulher deixava a certidão de nascimento no cartório e só usava a de casamento. O cartório me deu uma certidão negativa (de que não consegue encontrar). Será que apenas a certidão de casamento, onde descreve que ela é filha de portugueses (já tenho as certidões portuguesas de ambos os avós) posso dar entrada nos documentos?

Comentários

• @jbguerreiro vc vai precisar da certidão de nascimento.Ela é que descreve quando sua mãe foi registrada e quem foi ao cartório fazer o registro.

Vc tem certeza de que ela foi registrada nesse cartório que não encontrou o documento?

Se quiser pode colocar os dados dela aqui para algum colaborador do Fórum tentar ajudar.

• @jbguerreiro

Essa é uma confusão muito comum que as pessoas fazem.

A "certidão" é apenas um documento descrevendo o que consta em um livro de registro (de nascimento, casamento ou óbito). Esses livros ficam e nunca saem do cartório. É o que consta nesse livro de registro de nascimento que PT quer ver para um processo de nacionalidade.

O registro de nascimento (feito no livro) só existe um; já "certidão" pode se pedir quantas vezes quiser.

Ou seja, o que a pessoa entrega ao casar não é um documento "único". É um que pode ser facilmente obtido novamente.

Como dito antes, o que você precisa ter certeza é em que cartório foi feito o registro de nascimento de sua mãe. A certidão de casamento deve indicar isso - mas, em cidades maiores, pode existir mais de um cartório. Uma pessoa pode ter nascido em uma região de uma cidade grande, mas ter casado em um bairro bem longe dali - cada um com seu próprio cartório (RCPN). Ou ter nascido em uma cidade e casado em outra.

Quando descobrir em que cartório (RCPN) o nascimento de sua mãe foi registrado, aí é só entrar em contato com eles para emitir uma "certidão" de nascimento dela.

• Você pediu no cartório de casamento dela para desarquivar a habilitação de casamento? Assim você consegue saber nos documentos arquivados onde ela nasceu e a qual cartório pedir o nascimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.