Casamento no estrangeiro e visto
ola a todos
tenho uma pequenina duvida, que esta sendo um belo motivo de discussao em casa
estamos pensando en casar na Dinamarca, pois so pedem ID/ passaporte
okay, quanto a isso sem problemas
ahora vamos a parte aonde poderia complicar
segundo meu entendimento, apos o casamento na Dinamarca, tem de se solicitar a transcricao do casamento em Portugal caso queiramos aplicar para visto de Reunificacao familiar
e somente entao entrar com pedido de visto de Reunificacao familiar
mas
a minha futura esposa diz que nao precisamos transcrever pois o documento da Dinamarca ja diz que somos casados
e depois de casados é so aplicar para o visto en qualquer embaixada que ficaria pronto en questao de dias
e eu digo que o processo todo pose vir a demorar 6 meses ou mais
entao a duvida é:
apos fazero casamento na Dinamarca, temos ou nao de transcrever o casamento?
e em relacao ao visto de Reunificacao familiar. demoraria tipo 1-2 semanas? e com este visto ela pode ir trabalhar?
obrigado
Comentários
@Gustavino
Qual a nacionalidade dos dois? Algum dos dois é português? Se sim, a transcrição é obrigatória. Caso nenhum dos dois seja português, não há o que transcrever.
Reagrupamento familiar não se aplica a cônjuges de cidadãos europeus, apenas a cônjuges de cidadãos de países fora da UE que vivam legalmente (com visto) em Portugal.
Para cônjuge de português (ou de cidadão de qualquer outro país da UE) se pede o cartão de residência ao abrigo do artigo 15 da lei 37/2006 que regula a livre circulação de cidadãos da União Européia. Esse pedido só pode ser feito na AIMA já estando em Portugal, não dá para pedir no consulado antes de ir.
Muito obrigado Pela resposta
Havia esquecido de
Esqueci de mencionar: marido PT e esposa BR
ela esta sob o regime de 90 dias do espaco Schengen
@Gustavino
Nesse caso, como expliquei acima, o caso de vcs não se trata de reagrupamento familiar. Depois que chegarem a Portugal ela precisa solicitar o cartão de residência na AIMA. Não dá para solicitar via consulado. Além disso o casamento precisa estar transcrito.