Casamento no estrangeiro e visto

ola a todos

tenho uma pequenina duvida, que esta sendo um belo motivo de discussao em casa

estamos pensando en casar na Dinamarca, pois so pedem ID/ passaporte

okay, quanto a isso sem problemas

ahora vamos a parte aonde poderia complicar

segundo meu entendimento, apos o casamento na Dinamarca, tem de se solicitar a transcricao do casamento em Portugal caso queiramos aplicar para visto de Reunificacao familiar

e somente entao entrar com pedido de visto de Reunificacao familiar

mas

a minha futura esposa diz que nao precisamos transcrever pois o documento da Dinamarca ja diz que somos casados

e depois de casados é so aplicar para o visto en qualquer embaixada que ficaria pronto en questao de dias

e eu digo que o processo todo pose vir a demorar 6 meses ou mais

entao a duvida é:

apos fazero casamento na Dinamarca, temos ou nao de transcrever o casamento?

e em relacao ao visto de Reunificacao familiar. demoraria tipo 1-2 semanas? e com este visto ela pode ir trabalhar?

obrigado

Comentários

• editado January 25

@Gustavino

Qual a nacionalidade dos dois? Algum dos dois é português? Se sim, a transcrição é obrigatória. Caso nenhum dos dois seja português, não há o que transcrever.

Reagrupamento familiar não se aplica a cônjuges de cidadãos europeus, apenas a cônjuges de cidadãos de países fora da UE que vivam legalmente (com visto) em Portugal.

Para cônjuge de português (ou de cidadão de qualquer outro país da UE) se pede o cartão de residência ao abrigo do artigo 15 da lei 37/2006 que regula a livre circulação de cidadãos da União Européia. Esse pedido só pode ser feito na AIMA já estando em Portugal, não dá para pedir no consulado antes de ir.

• Muito obrigado Pela resposta

Havia esquecido de

Esqueci de mencionar: marido PT e esposa BR

ela esta sob o regime de 90 dias do espaco Schengen

• editado January 25

@Gustavino

Nesse caso, como expliquei acima, o caso de vcs não se trata de reagrupamento familiar. Depois que chegarem a Portugal ela precisa solicitar o cartão de residência na AIMA. Não dá para solicitar via consulado. Além disso o casamento precisa estar transcrito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.