Penso em começar um processo de bisneto antes do processo de neto concluído. Vai dar certo?

Minha ideia é a seguinte:

Tenho um processo (meu pai, neto de português) aberto em 2023 e parado.

Será que dá certo eu dar entrada no meu processo (bisneto do português, no caso) agora ou num futuro próximo, contando que vai demorar mais de 1 ano para ser analisado, quando então o processo do meu pai terá sido encerrado?

Penso que assim talvez eu economize um ano no prazo, não aguardando o do meu pai ser encerrado para só então abrir o meu.

Será que é viável fazer isso?

Comentários

• @Rafz

Quando você manda um processo, eles, na conservatória, marcam quais documentos mandou, mesmo antes da análise. Como o processo do seu pai ainda não terminou, não poderia mandar a certidão instrutória do seu pedido à nacionalidade: a certidão portuguesa de nascimento do português, seu pai.

Assim, acho difícil dar certo.

• Infelizmente não, 99% de indeferirem por falta de documentação introdutória, conforme comentário acima... apensação e dependência, que estão na regulamentação de processo do IRN, já estão sofrendo com isso de faltar a certidão do PT, imagina algo que nem é regulamentado.

• editado January 20

@Rafz

Eu não faria. A chance maior é de que o processo seja indeferido e você perca os 175€ da taxa.

Melhor aguardar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.