Certidões de nascimento brasileiras obtidas a partir do registrocivil.org.br
Bom(a) dia/tarde/noite!
Recentemente fui introduzido a plataforma de registros nacionais online (https://www.registrocivil.org.br/). Queria saber da experiência de vocês se há algum problema no processo de cidadania portuguesa se as certidões de nascimento inteiro teor reprográficas (foto do livro) forem geradas através dessa plataforma, o que ajuda bastante se o cartório de registro for em outro estado ou muito longe, minha ideia é:
1) Fazer o pedido da certidão na plataforma;
2) Materializar e apostilar a certidão em qualquer cartório do Brasil.
Alguém já teve problemas com esse método? Caiu em exigência?
Desde já eu agradeço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@lucaslna
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/380457
Creio que o site que você cita não ofereça o serviço de certidão reprográfica. Que eu me lembre são oferecidas apenas as versões de "breve relato" e "inteiro teor", sendo está última a digitada.
O pedido de qualquer certidão recente é possível em qualquer cartório principalmente porque todos são interligados através de sistema próprio, mas a imagem do registro só mesmo com quem guarda os livros.
@FelipeFSA, esse site oferece a opção de certidão reprográfica há muito pouco tempo. Acessei em outubro do ano passado e não tinha essa opção ainda. Ou seja, acho quase impossível alguém ter tido algum problema simplesmente porque não deu tempo ainda.
Eu até acho que faz sentido pedir a reprográfica e materializar em um cartório, mas só faria isso em ultíssimo caso, se realmente não conseguisse pedir uma normal no cartório.
Se fizer, não esquece de voltar e dizer pra gente se aceitaram.
Eu usei esse sistema de registro central + materialização + apostilamento.
Não posso opinar sobre exigência por o processo mal foi recebido lá.
Só saberei bem depois.
@FelipeFSA
Eu evitaria. O serviço de emissão de certidão reprográfica em formato digital é novo e não sabemos se será aceito. Se fosse o meu processo eu preferiria ir no que é seguro e pediria a certidão física.
O cartório ser distante, ou em outro Estado não é um problema, você pode entrar em contato com o cartório e pedir a certidão reprográfica sem ter que ir ao balcão e eles enviam por correio para você ou para algum parente. Eu moro fora do Brasil e já pedi certidões em SP capital (atendimento via site do cartório) e no interior de MG (cidade de 10.000 habitantes) via email e whatsapp e recebi tudo no meu endereço sem problemas.
Caso ainda assim esteja com espírito aventureiro e disposto a tentar a sorte com a certidão digital, não esqueça de avisar depois se deu certo.
@lucaslna
Creio que não terá problemas... Vou fazer dessa forma também e volto para relatar o que aconteceu. A única divergência que eles podem alegar é que a certidão foi lavrada no cartório X e foi materializada e assinada pelo oficial de cartório do cartório Y
@ecoutinho
Vou fazer dessa forma e volto para falar o que aconteceu rsrs
@ecoutinho
O problema que eu penso no caso de falar diretamente com cartório de outro estado e mandar por correios é de perder o controle, exemplo: cartório apostilou de maneira que está ocultando informações ou dos correios perderem/ destruírem o pacote... De qualquer forma só vou ver o tamanho do prejuízo quando o pacote chegar na minha porta rsrs
Já teve problemas desse gênero?
@FelipeFSA
Não acredito que esse risco seja realmente relevante.
Os cartórios cometem erros, mas sabem apostilar documentos sem ocultar informações relevantes, é o básico do dia a dia deles.
Além disso, esse suposto controle não existe, mesmo no cartório da esquina de casa pois vc não está presente para poder “orientar” quando eles apostilam. Você entrega o documento para apostilar e vai buscar uns dias depois já pronto, ou seja, se forem ocultar algum dado relevante e estragar o documento vc só veria depois do estrago feito.
Sobre o correio destruir o pacote na entrega, apesar de ser algo possível, não me parece ter uma chance realmente relevante de acontecer.
No meu caso nunca tive problemas. E minhas certidões saíram tanto de SP capital quanto do interior de MG, cruzaram o Atlântico. Foram manuseadas pelo correio brasileiro, no caso do envio de MG, circularam pelo interior até sair do Brasil e por fim foram entregues pelo correio local do país que vivo.
Fiz isso para o processo de cidadania de minha mãe, depois para a transcrição de casamento dos meus pais, depois para meu processo de cidadania, processo de cidadania de minha filha, transcrição do meu primeiro casamento, para transcrição do óbito dos meus pais etc. ou seja, devo ter feito pelo menos uma meia dúzia de envios de documentos nos últimos anos e todos chegaram sem problemas.
Tive um caso apenas em que pedi uma certidão de inteiro teor digitada e ao receber vi que o escrevente errou ao digitar alguns dados da certidão do meu primeiro casamento (o nome da minha sogra estava errado e constava o ano de nascimento da minha ex esposa como 972, quando o correto seria 1972). Se tivesse pedido a reprográfica esse erro não teria acontecido. Fiz contato com o cartório e eles emitiram, apostilaram e enviaram uma nova, obviamente sem custo para mim pois o erro foi deles.
@ecoutinho
Obrigado pelo seu relato. Realmente esse suposto controle é uma ilusão... Provável que eu faça do jeito tradicional então, entrando em contato com cada cartório individualmente e solicitando a postagem por correios. É o método mais seguro e comumente utilizado.