Exigência mesmo com documentos enviados.
Bom dia, no final de dezembro de 2025, despachei meus documentos via Correios para Portugal, ACP (1C), fiz tudo corretamente, revisei várias vezes a lista de documentos. Hoje, finalmente recebi minha chave, fui contente abrir o email, mas percebi que havia caído em exigência, o ACP alegou ter recebido apenas o formulário, faltando absolutamente todo o resto. Alguém já passou pelo mesmo ou faz ideia do que pode ter acontecido? Me custa um pouco acreditar em algum tipo de violação que deixasse apenas o formulário e todo o resto fosse perdido.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@marcelosrst
É a primeira vez que vejo acontecer. Você escaneou tudo antes de mandar (sempre recomendável)? Caso tenha feito, eu mandaria um email reclamando do caso, informando que os documentos foram sim enviados juntos e pedindo para localizarem e anexando o pdf com as imagens como "prova".
Em paralelo mandaria uma carta registrada (por correio mesmo, mas com rastreamento e confirmação de entrega) com o mesmo conteúdo: cópia da exigência, cartinha explicando que os documentos foram sim enviados junto do formulário e uma cópia impressa do PDF com tudo escaneado.
Se insistirem que os documentos não estão lá haverá dois caminhos, o primeiro é brigar, fazendo denúncia na corregedoria (ou procuradoria, não lembro o nome do orgão, mas é só pesquisar) o outro é o bom e velho "melhor ser feliz que ter razão": emitir novos documentos e mandar tudo de novo mandando juntar ao processo que já foi criado e já está na fila contando prazo.
@ecoutinho
Obrigado pela resposta, já me deu um caminho. Pensei na possibilidade de ser algo razoavelmente recorrente, mas vejo que não...
Infelizmente não escaneei, mas de qualquer maneira, fiz algumas reclamações apontando uma possível falha administrativa. enquanto isso vou juntando todos os documentos novamente 😥
@ecoutinho
[...] melhor ser feliz que ter razão
Acho que aqui é um caso onde esse ditado se aplica perfeitamente, nunca vi acontecer, mas pensando bem, de quê adiantará brigar? O @marcelosrst vai dizer que mandou os documentos, eles vão dizer que não receberam e sem isso o processo não anda.
Melhor (se tiver condições) é tirar tudo de novo e mandar, e faça uma cópia/scaneie o que está mandando só por segurança.