Pasta devolvida - mesmo e-mail utilizado

Boa tarde! Pessoal, meu primo teve a sua pasta devolvida, pois alegaram que usou e-mail que já foi usado outras vezes e que não pode. Aqui ele fez um e-mail para as tias, mãe, sendo que usam esse mesmo e-mail pq elas não tem o delas, são idososas e nem computador tem. A dúvida é se ele faz novo requerimento com outro e-mail e já pode enviar ou tem que fazer algo diferente?

Comentários

• editado January 13

@joaoggsilva

para mim essa é nova… eu ja usei o mesmo email para meu processo e da minha filha e meu irmão fez o mesmo com o dele e 2 filhos.

Fico imaginando como farão com um advogado que tenha por exemplo 50 processos diferentes de clientes, todos no email do escritório.

• @joaoggsilva

Já vi uma queixa similar. Creio que o sistema não permite demasiados requerimentos com o mesmo e-mail de contato porque isso poderia caracterizar procuração ilícita (quando um procurador de facto, mesmo que assim não se declare, administra o processo de várias pessoas e exerce trabalho que é função de solicitador ou advogado). Ao menos era isso o que trazia a exigência.

O que não sabemos é se o problema é serem simultâneos.

Pode postar o texto da justificativa? Qual foi a conservatória? Qual era o tipo de processo e quando foi enviado? Quantos processos estavam no mesmo e-mail? Já houve processos concluídos no mesmo endereço de e-mail?

¿O processo foi recusado (i.e., nem sequer foi aceite: não gerou código de acompanhamento nem nada)?

Se não houve indeferimento liminar explícito, eu recomendaria criar um endereço de e-mail para cada processo e mandar tudo do jeito que estava (só emitir uma nova certidão de antecedentes criminais, se for o caso).

Se o processo foi enviado há bastante tempo, mais de dois meses, eu também juntaria o comprovante de entrega da conservatória ou da transportadora. Ou os dois.

• Agora fiquei preocupado.

Mandei hoje o dos nossos filhos com o mesmo e-mail (o meu) do da minha esposa, todos pelo artigo 1C - maiores.

• Gente, fui me informar. No caso em novembro de 2023 foram enviados 4 pedidos de nacionalidade de neto, sendo da mãe desse meu primo e de 3 tias, sendo que cada uma com seus documentos, porém compartilharam esse e-mail criado por ele. Todas as pastas foram recebidas normalmente e emitido número de processo, até aí ok. No ano de 2024 mais 2 filhos dessa mesma família fizeram o pedido e utilizaram o e-mail dessde grupo, foi tramitado já o processo e encerrado. Até aí ok, Podemos ver que são todos familiares. No ano agora final de 2025 meu primo enviou o dele de neto, porém por parte da família do pai dele, e utilizou esse mesmo e-mail. Foi aí que deu problema. Acho que quando são todos da mesma família e enviam juntos, não tem problema. Vou enviar aqui foto da carta que chegou junto com todos os documentos devolvidos! Não abriram processo para ele, devolveram tudo! Complicada essa situação, pq eles não tiveram auxílio de profissional, foram eles mesmo que foram atrás de tudo, no caso apenas compartilharam o e-mail e isso nunca foi falado que era proibido. Agora tá todos eles preocupados, inclusive a mãe deles e a tia que já estão há 02 anos na fila de espera!

• editado January 13

@joaoggsilva

O seu caso é o mesmo que eu vi.

Os que já geraram senha de acompanhamento, creio eu que os pode relevar. Afinal já aceitaram e foram protocolados. Se houvesse suspeita de irregularidade por cadastro do mesmo e-mail, obviamente não teriam recebido senha de acompanhamento por ele. @Detto @joaoggsilva

No seu caso, não vejo nenhuma menção a indeferimento liminar. Eles só recusaram e devolveram os documentos.

Entenda do lado do conservador: seis processos estão cadastrados sob um mesmo endereço de e-mail. Quem costuma ficar responsável por vários processos? Um advogado ou um solicitador. Não é nenhum desses. Aí ativa o alerta de possível procuradoria ilícita. Ainda mais se nenhum sobrenome comum à família constar no e-mail.

Reitero o conselho que dei acima.

@ecoutinho

Acho que depende de como aparece o e-mail. Exemplo: nome que aparece quando se digita o e-mail só João Fernando, sem nenhum sobrenome comum à família. Responsável por sete processos. Devem estranhar.

• @joaoggsilva

Pelo texto ficou claro que eles entenderam que se tratava de alguem fazendo procuradoria ilícita (prestando serviço a terceiros, o que é proibido se ão for um advogado ou solicitador registrado n ordem dos advogados).

Daria para argumentar, explicando o caso, mas vai gastar tempo explicando que focinho de porco não é tomada. Eu iria no caminho mais simples: crie um email no gmail p cada idoso e mande novos formulários. É o tipico caso em que cabe o ditado: "melhor ser feliz que ter razão"

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.