Viúva de Português tem direito a cidadania?

Bom dia, minha prima é idosa, aposentada e a poucos anos seu marido que era brasileiro e tinha conseguido a cidadania, por ser neto de português, veio a falecer. Hoje ela gostaria da cidadania portuguesa. É possível?

Comentários

  • texasladytexaslady Beta
    editado May 2023

    @joaoggsilva ,

    depende de quando ela se casou. Se foi antes de 03 de outubro de 1981 ela tem direito, de acordo com a Base X da Lei n.º 2098, de 29 de julho de 1959.

    Veja aqui as instruções do consulado de São Paulo:

    https://consuladoportugalsp.org.br/requerimento-de-nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento-base-x/

  • @joaoggsilva

    Precisa verificar também se a cidadania foi por atribuição. (Consta na certidão portuguesa)

  • Boa tarde.

    Meu pai fez o processo de cidadania através do processo de aquisição em 2008, e ele faleceu em 2021.

    Minha mãe e meu pai se casaram em 1976, minha mãe teria como solicitar a cidadania?

    Obrigado!

  • editado July 2023


  • Estava casada 13 anos com português, dei entrada cidadania 4 meses depois ele faleceu . Posso continuar com processo. Como dei entrada na constância do casamento ou perco direito .

  • @Mariaoliveira

    Sinto muito pela sua perda.

    Sobre sua dúvida: Se o português faleceu depois que seu processo foi protocolado na conservatória, não tem problema algum. O importante é vc ser casada e cumprir os demais requisitos para cidadania na data em que o processo foi protocolado.

  • ecoutinho obrigado, ja ouvi tanta coisas. Uns dizem que é crime tenho q avisar conservatória. Mas agradeço por tirar minha dúvida . Agora esperar o processo.

  • @Mariaoliveira

    As pessoas falam muita bobagem sem saber sobre o que estão falando. Confundem o que entendem por “correto” com o que está na lei.

    O artigo 3.1 da lei da nacionalidade diz claramente:

    1 - O estrangeiro casado há mais de três anos com nacional português pode adquirir a nacionalidade portuguesa mediante declaração feita na constância do matrimónio.

    A declaração (formulário) foi assinada e entregue enquanto o português era vivo, portanto na constância do matrimônio.

  • ecoutinho estou mais tranquila. Você me tirou um peso da cabeça. Ouvi muitas coisas negativas q podia até ser presa por continuar com processo se não avisar conservatória. Quando meu marido faleceu💔 ja tinha protocolado o processo a 4 meses . Agora é so esperar 🙏

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.