Cartórios on line

Quero dar entrada nas certidões pelo cartório www.registrocivil.org.br, vocês sabem se é aceito? Vocês conhecem algum cartório barato para emitir as certidões e apostilar?

Grata!!!

Comentários

• editado January 6

@JULIANAVICTORIA

Tentei aqui e não dá para pedir certidões de inteiro teor reprográficas impressas por lá, só as eletrônicas.

Se pedir a eletrônica, vai precisar materializar noutro cartório; acaba que vai pagar mais ainda.

O melhor é entrar em contato direto com o cartório e tratar com eles diretamente.

Vocês conhecem algum cartório barato para emitir as certidões[?]

Não existe. Você precisa tirar as certidões no cartório em que os livros estão. Passar por outro cartório a fará pagar duas vezes, se o livro não for daquele cartório. Além disso, os preços são tabelados por estado.

O máximo que existe é apostilar em algum cartório onde saia mais barato. Rotineiramente mencionam o Cartório do 1º Ofício de Notas e Protesto de Títulos de Brasília - Cartório JK, já que é um dos estados com emolumentos mais baixos para o apostilamento. Você pode mandar as certidões emitidas para o JK, pedir para apostilarem lá e para mandarem de volta para o seu endereço.

• @JULIANAVICTORIA e @carlasimone eu recentemente peguei as certidões pelo registrocivil, depois eu fui em um cartorio de pessoas perto de casa e materializei a certidão, apostilei e enviei.

• editado January 9

@lucaslna

Você é de qual região?

Tentei com dois estados aleatórios e aparecia só “(em breve)” para a impressa. A materialização (quando fiz, e foi com uma breve-relato) me fez pagar o dobro do valor.

• editado January 9

@lucaslna

eu recentemente peguei as certidões pelo registrocivil, depois eu fui em um cartorio de pessoas perto de casa e materializei a certidão, apostilei e enviei.

Infelizmente para um processo de nacionalidade portuguesa muito provavelmente essas certidões serão recusadas. Se prepare para atender a uma provável exigência.

• O cartorio onde sempre solicitei as certidões sempre foi assim, não mudou nada.

Eu moro na bahia, mas os cartórios que preciso ficam fora da Bahia. Antigamente eu pedia a certidão lá, eles pediam pro cartório do outro estado, eles mandam por email, e depois o cartorio daqui materializa, a tabelia assina e eu pego o sinal publico e apostilo.

Não mudou nada da outra vez pra essa, apenas que eu solicito pelo registro central, o cartorio do outro estado gera, envia pro registrocentral, eu vou no cartorio daqui, ele materializa e eu apostilo.

A unica diferença é o registrocentral funcionando como uma especie de despachante.

A unica alternativa seria eu viajar até o cartório, ou caso o cartório aceite fazer alguma coisa via email, solicitar via e-mail.

Essa parada do registrocentral veio pra ficar.

Não acredito que cairá em exigencia nenhuma, mas não sou adivinho, terei que esperar.

• Foi dessa forma que fiz a minha transcrição de casamento, e não houve nenhum problema, vamos ver agora com a cidadania.

• editado January 9

@ecoutinho desculpe a curiosidade mas não entendi pq não aceitariam no processo? Será que é pq a certidão inteiro teor pedida no site é digitada? Acho que atualmente já dá pra emitir certidão reprográfica eletrônica, creio que se for reprográfica a materialização não seria problema para o processo…ou será que mesmo a reprográfica eletrônica eles implicariam? Obrigado!

• @AlanNogueira a unica diferença entra a certidão do registrocentral e a direta do cartorio é que a assinatura da certidão foi feita pelo cartorio que materializou, e não pelo cartório que gerou. Não acredito em problemas, como disse, a transcrição de casamento foi feita assim, e não tive nenhum problema. Apenas paguei mais caro pq tem que gerar em um lugar e materializar no outro. Mas considerando o tanto de dinheiro que já gastei com esse processo, o valor a mais não representa 1%

• editado January 9

@lucaslna

Foi dessa forma que fiz a minha transcrição de casamento, e não houve nenhum problema, vamos ver agora com a cidadania.

Para transcrição de casamento há conservatórias e consulados que aceitam certidões digitadas (tanto breve relato, quanto inteiro teor), por isso deve ter sido aceito. Para cidadania as conservatórias são mais exigentes pois no passado houve muita fraude originada por esquemas em cartórios.

Não acredito que cairá em exigencia nenhuma, mas não sou adivinho, terei que esperar.

Também não sou adivinho, mas pela experiência afirmo sem medo de errar que terá problemas. Para o processo de nacionalidade as certidões precisam ser de inteiro teor reprográficas (foto da página do livro de registro) essa não dá para emitir online e materializar em outro lugar. No passado (até mais ou menos 2018/2019) eles aceitavam certidões digitadas, mas devido alguns escândalos com fraudes passaram a exigir certidões brasileiras reprográficas para ter certeza do que está escrito no livro do cartório.

A unica diferença é o registrocentral funcionando como uma especie de despachante.

A diferença não é apenas essa. A certidão emitida é digitada e até o momento não é possível emitir uma certidão reprográfica por esse meio.

A unica alternativa seria eu viajar até o cartório, ou caso o cartório aceite fazer alguma coisa via email, solicitar via e-mail.

Dá para resolver por email ou por telefone. Não é necessário viajar e ir no balcão pedir isso.

Eu moro na bahia, mas os cartórios que preciso ficam fora da Bahia. Antigamente eu pedia a certidão lá, eles pediam pro cartório do outro estado, eles mandam por email, e depois o cartorio daqui materializa, a tabelia assina e eu pego o sinal publico e apostilo.

Eu também moro longe dos cartórios onde estão as certidões da minha família, na verdade nem no Brasil moro, e o que fiz foi entrar em contato com o cartório onde está registrada a certidão, eles emitem a reprográfica, apostilam e mandam para meu endereço (ou de um parente) via correio.

Essa parada do registrocentral veio pra ficar.

Não discuto isso, mas atualmente tem validade apenas no Brasil. Não há nenhum acordo bilateral que obrigue uma autoridade portuguesa a aceitar o padrão ICP-BR (cadeia de certificação e criptografia com validade legal no Brasil), utilizada para garantir a integridade do documento.

Torço para que não tenha problemas, mas estou avisando para que vc não seja pego de surpresa e possa decidir se prefere esperar a exigência vir ou já emitir as certidões corretamente e mandar juntar ao processo para evitar a exigência, que é líquido e certo que virá.

Boa sorte.

@AlanNogueira

Nunca se desculpe por ser curioso 😉

Será que é pq a certidão inteiro teor pedida no site é digitada?

Sim! A não ser que tenha mudado recentemente (tipo uns 6 meses para cá) eles não emitem certidões reprográficas em formato digital. Apenas inteiro teor digitada, e essa é sabido que não serve.

creio que se for reprográfica a materialização não seria problema para o processo…

Acredito que ainda assim seria um problema. O padrão de certificação/assinatura digital ICP BR tem validade legal apenas no Brasil, assim como o padrão de certificação e assinatura eletrônica português não é válido no Brasil. Pode ser que no futuro mude, mas é como é agora.

• Agora é aguardar.

• @ecoutinho

(Saindo do escopo da pergunta original.)

Consegue encontrar alguma referência a quando esses esquemas de fraude ocorreram? Eu sempre vi menções soltas no fórum, sobre Goiás/Mato Grosso e 2018.

• editado January 9

@carlasimone

A de 2018 foi essa, mas como é comum na imprensa européia eles não divulgam os detalhes sórdidos.

Esse outro é mais recente e já saiu até na televisão. Fez praticamente pararem a emissão de assentos por uns 6 meses em 2022 afinal a Rússia tinha acabado de invadir a Ucrânia e está desde então ameaçando a Europa dia sim, dia também. Como foi noticiado amplamente no Brasil, há um pouco mais de detalhe sobre o que e como aconteceu.

Observe que uma parte importante para o esquema funcionar foi justamente a participação de uma funcionária de cartório, que provavelmente achou que estava apenas "facilitando" a vida de alguém a troco de um presente e não fazia idéia que estava na verdade ajudando um espião russo a esquentar uma identidade de alguém que havia morrido ainda quando criança (método clássico para emissão de passaporte falso, fartamente descrito nos romances de espionagem diga-se de passagem, como no clássico "O Dia do Chacal").

Cada esquema novo o IRN aperta mais a exigência de documentos ou cria novas checagens que em geral tornam o processo mais demorado.

• @carlasimone

Tem um podcast que fez uma cobertura bem humorada das matérias publicadas sobre essa segunda fraude de 2022. O link está abaixo. Apesar de ser narrado por dois humoristas, a cobertura foi séria e está fiel ao que saiu na imprensa. Vale a pena gastar uns 30 minutos ouvindo pois ficou ótimo.

• @carlasimone @ecoutinho , a de 2023 também foi bem grande:

Foi um barata-voa no consulado aqui do Rio, prenderam algumas pessoas (todos funcionários locais contratados), e umas semanas depois o Consulado postou anúncio para contratação na página deles (para repor os presos, embora, claro, isso não estivesse explícito).

• editado January 9

@andrelas @carlasimone

Lembro desse caso... Dessa vez o que motivou a investigação não foram espiões russos usando o Brasil como ponte para chegar em Portugal (na verdade na UE), e sim o PCC e o CV.

• editado 4:09AM

@ecoutinho Agradeço pelo esclarecimento! Conferi agora e no site do registrocivil já é possível emitir as certidões inteiro teor em forma reprografica, porém apenas em formato eletrônico, que posteriomente pode ser materializado. De todo modo sua observação é bastante válida, pode ser que impliquem com o documento por lá, as vezes só por ser "diferente" do habitual que estão acostumados. Vamos acompanhando, tomara que de certo @lucaslna !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.