Como faço pra ter minha cidadania portuguesa
Oi minha vó erra português os documentos está tudo ok dela mais ela está falecida que tenho que fazer
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Oi minha vó erra português os documentos está tudo ok dela mais ela está falecida que tenho que fazer
Comentários
@Lincoln77
Se seu pai ou mãe, descendente de sua avó portuguesa, ainda for vivo, o melhor será fazer primeiro a cidadania dele(a) e depois a sua. Siga este link:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Qualquer dúvida o pessoal está aqui para ajudar.
@Lincoln77
Antes de sair gastando dinheiro com cartório emitindo documentos, o primeiro passo é checar se você realmente tem direito como descendente. O ponto fundamental é verificar se a perfilhação do(a) filho(a) da portuguesa (seu pai ou sua mãe) está estabelecida, que é verificar se pela lei portuguesa está reconhecido o vínculo mãe/filho.
Para fazer isso você precisa conferir a certidão de nascimento do(a) filho(a) da portuguesa e verificar o seguinte:
1 - Quem foi o declarante do nascimento do filho da portuguesa. Declarante é quem vai ao cartório registrar o nascimento da criança. Geralmente é o pai, mas é preciso ter certeza.
2 - Quanto tempo após o nascimento da criança ela foi registrada
3 - Em que ano o filho da portuguesa nasceu (antes ou depois de 1978).
4 - A portuguesa era casada? Se sim, com o pai dessa criança (seu pai ou sua mãe)?
Caso a perfilhação esteja estabelecida entre sua avó portuguesa e seu pai brasileiro/sua mãe brasileira, vale conferir se a mesma perfilhação estaria estabelecida entre seu pai/sua mãe e você. Basicamente é só conferir as mesmas informações acima, dessa vez na sua certidão de nascimento.
Com essas informações você pode primeiro saber se você realmente tem direito à cidadania e, caso tenha, pode verificar quais caminhos são viáveis: como neto de uma portuguesa, ou se também seria possível seu pai/sua mãe pedir como filho e depois que saísse a cidadania dele(a) você pedir como filho desse(a) novo(a) portugues(a). Fazer dois processos de filho apesar de ter o custo de dois processos, sai muito mais rápido (uns 2 anos) que um processo de neto (5 anos), além de ser mais simples.
Verifique as informações acima e responda aqui no fórum que eu ou outro forista pode te informar se você tem direito e quais caminhos são viáveis. Os guias de documentação para cada caso estão abaixo, mas não gaste dinheiro com cartório e taxas antes de ter certeza se é viável e qual o caminho a seguir.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D