Certidão de Nascimento Deteriorada - O que fazer?
Estamos tentando conseguir a cidadania portuguesa para a filha de Alexandrina Luciana de Jesus, a qual é filha de português (ou seja, a cidadania portuguesa seria para a neta do português). Para isso, precisamos da certidão de nascimento de Alexandrina, para comprovar a filiação dela (visto que seu pai era português). Ocorre que a certidão de nascimento da Alexandrina não foi localizada pois os arquivos do ano de nascimento dela foram deteriorados.
Há alguma solução para este problema? Pois precisamos da certidão de nascimento dela.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@hillarybs
Por favor, forneça mais detalhes.
O livro está deteriorado? Em que nível? Ou totalmente perdido?
Quem lhe deu essa informação? Foi só o atendente? Às vezes os atendentes só ouvem de um superior que os livros “de 1960 para trás” estão com “mau aspecto” e só repetem, sem irem muito a fundo na questão
(é raro, mas acontece sempre).Mais importante: recebeu uma certidão negativa do assento de nascimento?
Ela é casada? Se sim, pode tentar solicitar o desarquivamento da habilitação de casamento no cartório (ou em algum órgão onde ela tenha emitido algum documento antes de casar, ex.: DETRAN (carteira de motorista, se habilitada), CREA, Polícia Civil…) onde ela se casou e pedirem uma cópia da certidão que foi apresentada, para ajudar na localização, ou só as informações: nome do cartório, livro do registro, data, termo do registro e folha do registro. Ou, se ela tiver um RG de quando era solteira, aparecem essas informações no verso, se ele foi emitido a partir de 1984. Isso ou em secretarias de escolas onde ela tenha estudado. Esses registros tendem a ser microfilmados.
Recomendo-lhe falar direto com o tabelião, explicando que precisa da certidão para um processo de nacionalidade, que é preciso emitir uma certidão de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (mesmo que esteja dilacerado, consumido por fungos, por umidade, etc.), que só esse tipo é aceito em Portugal…
Pode, também, solicitar esclarecimentos à Corregedoria do seu estado a respeito da questão.
Nós recebemos uma certidão negativa do assento de nascimento, e nos informaram que todos os documentos anteriores à 1912 foram totalmente deteriorados.
@hillarybs Para que possamos ajudá-lo da melhor forma possível, é necessário que você forneça mais dados e informações, como o nome completo da pessoa que você procura o nascimento, nome dos pais, data e local de nascimento, além do cartório que informou que o livro está deteriorado.
@hillarybs Vc não deu muitos dados, mas é possível supor que a árvore da família seja essa abaixo:
https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GXFV-SZ5
Confirmando isso, vemos que a irmã dela, Ana Maria, nasceu em 1906, em Monte Santo, Bahia.
Seria uma tentativa, vc sabendo a data de nascimento da Alexandrina, buscar o registro no Family Search. https://www.familysearch.org/pt/search/catalog/koha:609787
Ocorre que os registros de Monte Santo estão fechados e só podem ser consultados em um Centro do FS.
"Para visualizar estas imagens, escolha uma das seguintes opções:
Vc pode ver onde existe um Centro perto de onde mora: https://www.familysearch.org/pt/help/helpcenter/article/onde-posso-encontrar-um-centro-de-historia-da-familia
Sendo essa a pessoa que vc procura, seria uma tentativa, em paralelo com a insistência com o cartório, caso o FS tenha copiado o registro da Alexandrina.
@hillarybs
@Nairolasai
Se o assento de batismo da Alexandrina Luciana (no livro, só “Alexandrina”) for este, https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9392-8R9P-JC?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6FD6-TN5Y&lang=pt&groupId=M9SZ-Q38, então é provável que ela nem tenha um assento de nascimento no registro civil, porque o batismo é de 6/dez/1879 (a Alexandrina foi batizada com oito meses de idade), e o registro civil brasileiro é de obrigatoriedade a partir de 1/jan/1889.
Nesse caso, pode pedir uma certidão (aqui em Belém/PA, a certidão é digitada e com foto do assento atrás; informe-se) ao Arquivo Arquidiocesano de Salvador, reconhecer a assinatura do pároco (geralmente é o bispo) que assinou a certidão no cartório onde ele tem assinatura cadastrada e mandar apostilar, para mandar para Portugal.
O pai é Firmino José de Sousa. É esse o português?
A mãe é Elisa Rosa de Jesus.
Não há menção nenhuma nem a avós, nem à nacionalidade ou naturalidade de ninguém.