Português sem casamento
Meu antepassado não tem casamento no brasil, o que fazer ? podem me mandar um post para seguir os passos ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Meu antepassado não tem casamento no brasil, o que fazer ? podem me mandar um post para seguir os passos ?
Comentários
@Raizaferreiraaa pra poder te dar uma orientação, precisamos se mais dados.
Quem é o seu antepassado? É seu pai? Mãe? Avô? Bisavô? Etc... Ele nasceu onde? Será que não casou em Portugal, etc...
Olá @LeoSantos , seria o avô da minha mãe, veio solteiro e teve filhos no Brasil. Ele foi o declarante das crianças e todos se registraram antes de um ano.
Ele provavelmente se casou em Belém/PA, que foi aonde ele registrou todas as filhas. Porém nenhum cartório encontrou o casamento nem mesmo a Diocese de Belém/PA.
@Raizaferreiraaa
Como estes filhos do PT estão registrados (legítimos, ilegítimos, naturais)? Isso dá uma pista se houve ou não o casamento dos pais antes do nascimento/registro deles. Quem e quanto tempo depois do nascimento fez o registro dessa criança?
O casamento do antepassado PT não é necessariamente exigido em todos os processos.
O básico está aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Esse antepassado PT tem um batismo (só com prenome) ou já tem assento de nascimento (com nome e sobrenome completo)? Se nasceu antes de 1911, será batismo.
Dependendo dessas respostas, mais orientações podem ser dadas.
Esta como filho legítimo. Quem registrou foi o próprio português dois dias após o nascimento. Sim, se trata de um batismo. Nascido em 25/03/1888 e batizado em 27/03/1888.
@Raizaferreiraaa
Como o PT registrou a criança BR antes de um ano de nascimento, por esse critério, não seria necessário transcrever o casamento dele.
Uma outra razão para ter o casamento do PT é para "fixar" o nome completo (prenome + sobrenome) dele na idade adulta. Pois, como ele foi batizado, imagino que só apareça o prenome dele no batismo.
Isso não é uma obrigação absoluta, mas algo que dá mais segurança ao conservador que examina o processo que se trata da pessoa certa. Porém, muitos processos também foram aprovados sem apresentar o casamento do PT, já que os nomes que constam no batismo do PT e nas certidões de nascimento do filho e netos do PT deixam bem claro que é a mesma pessoa - e não um homônimo.
Também se pode apresentar o óbito do PT para "fixar" seu nome completo. Mas, como óbitos frequentemente tem erros nos nomes e outros dados, há que se examinar com muito cuidado o conteúdo do óbito para ter certeza que vai ajudar, e não atrapalhar, o processo.
tenho medo de cair em exigência e pedirem esse casamento … um casamento que não existe. Obrigado pelos esclarecimentos
@Raizaferreiraaa
Para esgotar as possibilidades:
Vá ao Cartório do 1º Ofício de Registro Civil de Pessoas do Pará – Cartório Loyola Zumba, em Belém, na Av. Antônio Barreto, e peça para instruírem busca pelo casamento entre os casamentos recolhidos no acervo do Centro de Memória da Amazônia.
Lá, têm casamentos do período que mencionou.
Até pouco tempo, esse acervo se podia acessar só comparecendo ao Centro. Por decisão judicial, porém, agora é preciso que o cartório protocole a busca lá. Demorou mais de três meses só para o cartório instaurar a busca, que teve êxito, e de cujo registro pedi certidão ao cartório, que até já passou do prazo de emissão. Entrei em contato com a Corregedoria há alguns dias.