Link de pagamento - Nacionalidade filhos maiores de 18 anos

Pessoal, não estou localizando no site do IRN o link de pagamento para solicitação de nacionalidade de filhos maiores de 18 anos. Alguém pode me orientar?

Obrigada

Comentários

• @Jacqueline Thompson aqui no guia tem (item 4)

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

• @LeoSantos obrigada não reparei!

• Pessoal, tentei efetuar o pagamento através do link mencionado no post, mas não consegui finalizar o pagamento. Meu cartão é internacional, já aconteceu isso com alguém? Existe outra forma segura de pagar?

https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

• @Jacqueline Thompson

Sem saber exatamente o que aconteceu (que erro, qual mensagem etc) fica difícil responder. O que dá para dizer é que a forma de pagar é pelo site do IRN, e que eventualmente o sistema fica fora do ar e volta depois.

Tente novamente amanhã ou mais tarde e se continuar tendo erros, tente capturar mais informação, como um print da tela ou uma mensagem de erro para alguém (ou o próprio irn) poder esclarecer o que acontece e ajudar.

• editado December 2025

@ecoutinho consegui tirar print da mensagem.

Diz: Não foi possível validar seus dados. Para mais informações, entre em contato com a central de atendimento do seu respectivo cartão.

Só que eu já entrei em contato com o cartão e não tem nenhum problema por lá.

O pior é que eu não tenho outro cartão. Será que aqueles cartões virtuais que o próprio banco gera funcionam, alguém já tentou?

Não tem mais a possibilidade de pagar via vale postal (ou algo assim)? quando tirei a minha há alguns anos atrás usei essa modalidade, paguei nos Correios. Alguém sabe me dizer?

Enviei email para o registos.centrais@irn.mj.pt em busca de alguma orientação.

• @Jacqueline Thompson

Os cartões virtuais funcionam. Só uso esses para esses pagamentos (Wise, Nubank e Itaú funcionaram).

Pode pagar por vale postal e mandar junto com os documentos, em alternativa. Veja nos Correios os limites.

• @carlasimone por vale postal é só eu dizer que quero fazer um vale postal para o IRN, IP em Portugal no valor de 175 euros, correto?

Eu vou na mesma agencia que fiz o meu há alguns anos atrás. Obrigada!!!

• @Jacqueline Thompson

Sim, e as informações para mandar o vale postal estão no impresso correspondente.

• editado December 2025

@carlasimone @Jacqueline Thompson

O correio brasileiro não trabalha mais com Vale Postal para remessa internacional há alguns anos. Essa opção não é viável.

Vc pode pagar com cartão virtual. Eu geralmente crio um cartão virtual descartável (valido apenas para usar uma única vez) para esse tipo de pagamento. O cartão precisa aceitar pagamento internacional e ter o padrão de segurança 3DES (aquela função que quando é feita uma compra via internet é necessário entrar no app do banco e aprovar o pagamento na hora).

Todos cartões Visa têm essa funcionalidade e a maioria dos Mastercard tbm. Itaú, Nubank, Wise e Revolut são bancos que sei que funcionam.

• @Jacqueline Thompson @ecoutinho

Exatamente, a melhor opção é abrir uma conta digital numa dessas Fintechs (nubank, etc)

O cartão virtual sai praticamente na hora

E se você não tiver nome limpo, dá pra fazer um depósito e usar esse depósito como limite do cartão (pelo menos o nubank eu sei que faz isso).

• Pessoal, optei por pedir a um amigo para pagar com o cartão dele dos EUA e deu tudo certo. Fiquei sem saber por que deu errado, mas paciência, o objetivo é andar com as coisas, ne?

Então eu recebi um email com um pdf e na parte de cima tinha os dados do meu marido, que é o solicitante. Então vou imprimir, preencher e reconhecer firma por autenticidade, correto?

Mas a minha dúvida é: aqui no Fórum o pessoal lá no post do guia indica enviar pra ACP, mas nas instruções desse pdf está para enviar para a CRC. O que eu faço?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.