Possível exigência de certidão por cópia reprográfica?
Bom dia a todos, faz muito tempo que não frequento o fórum, já que fizemos o processo de cidadania 1-D do meu sogro em Julho de 2022.
Mas agora que voltei a acompanhar o fórum notei que a lista de documentos para cidadania 1-D deu uma mudada da época que eu frequentava o fórum.
Notei que agora até para o filho do português é obrigatória a certidão de inteiro teor por cópia reprográfica, sendo que na época foi falado que a do filho do português podia ser apenas digitada e a do neto que tinha que ser por cópia reprográfica.
Agora estou em dúvida se o processo do meu sogro terá alguma exigência, já que só enviamos a certidão do pai dele (filho do português) digitada sem a cópia reprográfica. Será que haverá exigência?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@alexspereir61 difícil saber com certeza, pois vai depender de quem analisar o pedido, mas eu acredito que não terá problema.
Considerando que uma exigência pode deixar o processo parado por vários meses, eu me adiantaria e mandaria a reprográfica só pra não ter esse estresse.
@alexspereir61
Acho que eu faria o mesmo que o @SergioM . Mandaria a reprográfica logo para evitar ficar com o processo parado. Pode ser que o conservador veja o caso e considere que na época não se exigia a reprográfica para o filho do português e passe sem problemas, mas também há o risco de analisarem conforme o critério atual e aí vc terá uma exigência atrasando seu processo.
@SergioM e @ecoutinho vocês saberiam dizer como que faz pra adicionar o documento ao processo, pois fiz tudo via DHL. Eu mando e-mail pra eles e mando a documentação?
@alexspereir61
Precisa mandar o documento físico, nesse caso será a certidão reprográfica e apostilada do filho do português. Escreva uma carta simples solicitando que o documento seja juntado ao processo de nacionalidade número XYZ/2022. Envie para a conservatória onde está o processo.
@ecoutinho beleza, obrigado, já vamos ir nos planejando aqui para começar toda a maratona de pegar certidão e apostilar.