Novo assento gerado sai com nomes errados mesmo depois de retificações

O processo para minha mãe conclui. Mas, o assento saiu com o apelido/sobrenome de todos meu familiares, sendo cada um escrito de uma maneira. Eu nunca vi isto antes. Todas as retificações foram por causa do apelido variar em documentos, mas NUNCA vi constar três diferenças no mesmo assento. Como isto é possível se o assento é gerado automático, e os documentos enviados foram retificados?

O apelido/nome dos meu familiares é 'CARMELLO' desde o registo pré-1911, retifiquei o casamento português via CRC, a identidade, o nascimento brasileiro da requerente, tudo para não ter erro. Mas saiu assim no novo assento:

Nome: LANDA CARMELLO, Pai: GERALDO CARMELO, Avós: ANTUNES CARAMELO

(Ou seja, tiraram um dos 'L's, e no outro mudaram o apelido pra um similar)

Parece até que fizeram de propósito, colocaram os outros erros anteriores que foram corrigidos. Peço pra retificar pela quinta vez? Mais importante, como isto é possível mesmo com retificações se o sistema é automático?

Comentários

• editado 10:42AM

@Roberto238

Eu sei que é frustrante e causa indignação, pois dá uma sensação de pouco caso, mas se estivesse no seu lugar eu tenderia a ser pragmático:

• Carmello e Carmelo não faz diferença alguma do ponto de vista de documentação, é mera atualização ortográfica. Isso não vai te causar problemas e eu deixaria como está para evitar fazerem mais bobagens ao tentarem consertar.
    • Pediria a retificação do Caramelo para evitar qualquer constrangimento à sua mãe mas, na prática, o nome dos avós sequer aparece no cartão de cidadão e passaporte. Isso também não vai fazer diferença alguma no seu processo de cidadania como filho da portuguesa Landa. No seu assento de nascimento os únicos nomes que aparecerão além do seu será o dos seus pais e dos seus avós e esses estarão todos corretos (haverá duas grafias diferentes, Carmelo e Carmello, entre sua mãe e seus avós maternos mas novamente isso não faz diferença alguma do ponto de vista prático).

Peça a retificação mas não espere retificarem para mandar seu processo de nacionalidade pois além de não fazer diferença alguma, podem fazer em poucos dias ou levar alguns meses para fazer. Reúna os documentos para o seu pedido de cidadania como filho seguindo o guia abaixo e toque a vida.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

Boa sorte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.