Nome da mãe da portuguesa errado

Estou organizando o processo para solicitar a cidadania portuguesa do meu pai, na condição de neto de cidadã portuguesa, e surgiu uma divergência nos registros que gostaria de esclarecer.

Na certidão de nascimento da mãe dele (minha avó), consta que a mãe dela se chama Cecília Gomes — até aqui, sem inconsistências, tratando-se da portuguesa e com o nome corretamente informado. No entanto, nesse mesmo registro, a mãe da Cecília (ou seja, a avó da minha avó) aparece identificada apenas como “Rosa Gomes”.

Ocorre que, no registro de batismo da Cecília, o nome da mãe dela consta como Maria Rosa Gomes, indicando tratar-se da mesma pessoa. Além disso, possuo o passaporte dessa senhora (mãe da Cecília e avó da minha avó), no qual o nome aparece com três variações: Maria Rosa, Maria Rosa Gomes e Maria Rosa Gomes Chiço.

Assim, a divergência está no fato de que, na certidão de nascimento da mãe do meu pai, a mãe da portuguesa consta apenas como “Rosa Gomes”, enquanto nos demais documentos o nome completo aparece como Maria Rosa Gomes (com ou sem o sobrenome Chiço).

Diante disso, gostaria de saber se é necessária a retificação do registro, considerando que se trata da mesma pessoa, apenas com variações de nome ao longo dos documentos.

Abaixo, deixo a certidão de nascimento da minha avó, na qual é possível verificar que a avó dela consta como Rosa Gomes, para melhor análise.

Passaporte da mãe da portuguesa, aqui consta as variações de nome.

óbito da mãe da portuguesa:

Gostaria de saber se é necessário uma retificação e quais procedimentos precisaria para requerer esta retificação. Gratidão a todos.

Comentários

• editado 12:53AM

@LuanParanhos

Acho que outros colegas já lhe disseram isso: pare de desperdiçar tempo. Mande os documentos e protocole o processo do seu pai como está. A lei da nacionalidade vai mudar em breve e é importante entrar com o processo na vigência do texto atual.

Minha opinião é que a chance de isso causar uma exigência é baixa, mas se ainda assim quiser retificar, mande os documentos agora, como estão, e retifique em paralelo. Se vier uma exigência a retificação já estará feita e é só mandar uma nova certidão retificada.

• Maravilha, vou seguir o conselho. Gratidão coutinho.

Eu posso enviar do jeito que está e seila, daqui 2 meses enviar a retificação, eles aceitariam?

• @LuanParanhos sim, aceitam

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.