Busca de Certidão de Casamento no Brasil entre 1900 e 1923

Meu AVÔ PORTUGUÊS casou com minha avó brasileira no BRasil, entre os anos 1918 e 1922.

Preciso localizar o cartório e emitir nova CERTIDÃO DE CASAMENTO deles mas não tenho informações sobre ano, local etc. Só sei que foi no Rio de Janeiro ou em São Paulo, entre os anos 1918 e 1922.

Comentários

• Os nomes na Certidão de casamento:

meus avós FELIX DA COSTA TEIXEIRA e HILDA DA SILVA TEIXEIRA

Filha do casamento: Dulce Teixeria da Silva (minha mãe)

• @DaltonSilva

Acho que achei, dá uma conferida:

Nome: Felix Da Costa Teixeira

Local do evento: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Data de falecimento: 27 Abr 1955

Ano de nascimento (estimado): 1904

Nome da mãe: Anna Teixeira

Nome do cônjuge: Hilda Da Silva Teixeira

Número do certificado: 66429

Outras informações no registro de Felix Da Costa Teixeira

Nome: Felix Da Costa Teixeira

Local do evento: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Data de falecimento: 27 Abr 1955

Ano de nascimento (estimado): 1904

Nome da mãe: Anna Teixeira

Nome do cônjuge: Hilda Da Silva Teixeira

Número do certificado: 66429

Página: 123

Número da pasta digital: 004308228

Número da imagem: 01310

Referência do registro

"Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:7QGJ-TB6Z : 9 April 2020), Hilda Da Silva Teixeira in entry for Felix Da Costa Teixeira, ; citing Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Corregedor Geral da Justicia (Inspector General of Justice Offices), Rio de Janeiro.

• Uau, Isabela! Que máximo! Muito obrigado!

Mas este Número do certificado: 66429, a que se refere?

E como posso descobrir em qual Cartório/REgistro Civil do Rio ou de São PAulo eles se casaram?

• @DaltonSilva eu não sei o que quer dizer esse número :/

Vi melhor aqui, acho que te enviei a certidão de óbito do Felix. No link em vermelho vc consegue ter acesso à cópia digitalizada.

Da uma procurada mais a fundo no Family Search (pode de cadastrar, é gratuito) que acho que você pode encontrar a certidão de casamento deles. Mais tarde eu tento te ajudar mais

• @Isabela Gonçalves e @Guilherme Moreira , muitíssimo obrigado pelas valiosas informações .

Sou novo por aqui e sua ajuda está fazendo enorme diferença.

Espero poder lhes retribuir de alguma forma, caso precisarem.

Abs.,

• @Isabela Gonçalves e @Guilherme Moreira

Estou igualmente a procura da certidão de casamento dos avós portugueses, Henrique e Maria Fernandes, provavelmente casaram no Rio de Janeiro entre os anos de 1910 e 1919. A filha nasceu em 1920.

Henrique Ferreira, filho de Manoel Ferreira e Maria de Jesus, nascido em Portugal em 1877, falecimento no Brasil em 1954, tenho as certidões de nascimento e óbito dele.

Maria Fernandes, filha de Caetana Fernandes, tenho sua certidão de óbito como sendo Maria Fernandes de Jesus.

Esse casamento é importante pois na certidão da filha constam como casados e como o pai não foi o declarante preciso comprovar a perfilhação.

Por favor me ajudem

• editado December 9

@EduardoMarins vc já pediu busca nos cartórios da região onde viviam (e nos cartórios onde registrados os filhos)? Conceição e Henrique foram registrados na Freguesia da Glória e Coração de Jesus (atual 4o RCPN - Catete) e vc mencionou que a família vivia no Engenho de Dentro que deve estar no 10o RCPN - Méier. Creio que a busca começaria por estes cartórios (pode haver custo para a busca).

• @AlanNogueira desculpe não retornar seus questionamentos. Estou fazendo as buscas pela certidão de casamento nesses e em outros cartórios, porém sem sucesso.

Resumindo para os amigos foristas de plantão:

1 No registro de nascimento da filha Conceição Ferreira Nascimento (já averbei seu casamentoe óbito), consta que seus pais Henrique Ferreira e Maria Fernandes eram casados, declarante foi funcionário da maternidade;

2 nascimento da neta Nanci (já averbei seu casamento) nela consta o nome da avó Maria Fernandes ( Ferreira ), devo retificar para retirar para retirar esse (Ferreira) para ficar igual ao registro de nascimento da mãe Conceição? Nas certidões de óbitos dos outros filhos do casal português os nomes deles estão corretos Henrique Ferreira e Maria Fernandes.

3 óbito do avô Henrique Ferreira consta viúvo. Constam os nomes dos 4 filhos

4 óbito da avó consta Maria Fernandes (de Jesus) e SOLTEIRA, devo retificar para retirar o (de Jesus) e mudar o estado civil para Casada?

Nesse óbito da avó também constam os nomes dos 4 filhos.

5 As certidões de nascimento de ambos os portugueses já tenho e constam SOLTEIROS.

6 Terei que transcrever esses óbitos para Portugal mesmo sem ter o casamento (lembrando que constará casado no óbito da Maria Fernandes e viuvo no Henrique Ferreira)

7 Devo enviar o pedido com os documentos os dois portugueses após as devidas retificações sem a certidão de casamento deles, que não encontrei?

Realmente estou muito indeciso. Pois estou fazendo o processo apenas com o suporte dos amigos do fórum.

Se alguém puder me ajudar nessa busca pelo casamento deles seria fantástico se encontrarmos.

Grato a todos

• @EduardoMarins como está fazendo as buscas, solicitou diretamente nos cartórios? Está folheando os livros disponiveis no Family Search e Arquivo Nacional? O período que voce procura é muito amplo, se conseguir delimitar melhor o intervalo dos anos irá te facilitar muito... se não for possível e estiver procurando manualmente nas imagens online te sugiro que faça a busca de trás pra frente, começando do nascimento do primeiro filho conhecido e ir voltando os anos, pois o mais provavel é que o primeiro filho tenha nascido próximo a esta data.

• @AlanNogueira obrigado mais uma vez pelas dicas.

Estou fazendo exatamente como mencionou, inclusive solicitei ao CRAV um pedido de busca de casamento na região onde eles nasceram em Portugal e o resultado foi negativo. Aqui no Brasil estou buscando nos cartórios proximos à região onde moravam, nos anos anteriores a 1920 (ano do nascimento da primeira filha Conceição) já que constavam como casados em seu registro de nascimento. no arquivo nacional também, mas os anos anteriores à 1920 não estão disponíveis para consulta.

Caso não encontre, Devo enviar o pedido com os documentos os dois portugueses após as devidas retificações ou de apenas um deles (qual?) ?

Já solicitei a certidão de inteiro teor da filha Conceição (já com as averbações de casamento e óbito dela) vou pedir hoje a da neta Nanci.

• @EduardoMarins como vc mandou um passaporte dele como solteiro é provável que o casamento tenha sido no Brasil; seu caso tem o complicador de ter sido declarado pelo funcionário da maternidade e não pelo português, eu acho que seguro mesmo seria ter o casamento para não haver questionamentos quanto a perfilhação, sem ele vc até pode tentar mas não sei se daria certo… talvez dê entrada com o que tem e vá procurando o casamento, afinal o processo demora anos e vc pode ganhar algum tempo com isso…

• @AlanNogueira tem algo que pode me ajudar para comprovação da perfilhação. Veja a análise feita pela IA.

No nascimento da Conceição em 1920, consta que Maria Fenandes era portuguesa. seu óbito em 1939 consta que ela deixou 4 filhos menores de idade, a Conceição tinha 19 anos (menor de idade) isso seria uma prova inequívoca de perfilhação por parte da mãe. Devo portanto entrar com a solicitação de atribuição de nacionalidade para Nanci como neta da Maria Fernandes. Não apresentar nada em nome do avó Henrique Ferreira.

Retificações que preciso fazer para manter a coerrência de nome da Maria Fernandes:

1 Retificar seu nome no óbito para Maria Fernandes para retirar o "de Jesus" e a data de nascimento dela para 06/09/1885 conforme certidão enviada pelo CRAV, ao invés da declaração de que ela tinha 51 anos 10 meses e 12 dias (11/09/1887).

2 Retificar na certidão de nascimento da Nanci para retirar que a avó materna era Maria Fernandes "Ferreira" e sim Maria Fernandes.

3 Retificar a certidão de nascimento da Conceição para retirar o avô materno Bento Gomes (ou Jesus), pois consta na certidão de nascimento da Maria em portugal e em seu óbito no Brasil apenas o nome da mãe Caetana Fernandes.

Documentos a serem enviados:

1 - Certidão de Batismo da Maria Fernandes narrativa e certificada, já enviada pelo CRAV

2 - Certidão de nascimento da filha Conceição Ferreira Nascimento, já fiz as averbações de casamento e óbito) inteiro teor reprográfica e apostilada

3 - Certidão de nascimento da neta (Nanci Nascimento Marques de Oliveira) já fiz as averbações de casamento em inteiro teor reprográfica e apostilada

4 - Atestado de antecedentes criminais (deve apostilada?) ;

5 Cópia do passaporte da Nanci autentícada (deve ser apostilada?)

6 Prova de vida da Nanci emitida pelo Consulado do Rio de Janeiro

7 Preencher o Formulário 1D apenas com os dados da avó Maria Fernandes

8 Enviar um documento de justificativa com certidões negativas dos cartórios brasileiros de busca do casamento deles, inclusive fiz essa busca pelo CRAV e deu negativa para região onde a Maria morava.

9 Carta solicitando a prioridade por motivos de saúde e idade avançada.

Você acreditam que dessa forma temos chances de conseguir o deferimento? aceito sugestões pois estou no limite de minha forças kkkk

• @EduardoMarins cuidado com análise feita por IA.

É uma ferramenta interessante, mas não pode ser tomada como 100% confiável. Já tivemos caso por aqui onde o ChatGPT jurava que uma pessoa tinha direito, quando claramente não tinha. Lembra desse caso @ecoutinho ?

Porém, caso decida prosseguir desse jeito, deve saber que a prova de vida é desnecessária (até porque a requerente vai assinar o formulário por verdadeiro em cartório). Só mande caso a conservatória peça. Eu também não mandaria os documentos mencionados no item "8" espere a conservatória pedir para ver o que vai precisar realmente mandar.

Enquanto o processo não vai para análise, continue buscando o casamento ou provas de participação do português na vida da filha (documentos escolares, etc)... Talvez isso possa ajudar.

Em todo caso, vamos ver o que os demais colegas dizem. Você desde já deve ter ciência que seu caso será complicado... Há chances de ser barrado em uma exigência que não conseguirá cumprir. Se achar que vale a pena o risco...

• @LeoSantos obrigado e concordo plenamente em não confiar na IA de olhos fechados, vou seguir essa estratégia que sugeriu, a prova de vida realmente não é necessária, ela assina.

Mas gostaria da opinião dos colegas quanto essa questão de comprovar a perfilhação pelo fato da avó Maria Fernandes ter falecido quando a filha tinha apenas 19 anos (menor de idade) isso procede? existe alguma lei que corrobore essa afirmação?

Minha preocupação tambem está na necessidade ou não das retificações que mencionei itens 1 , 2 e 3 (retificações) no sentido de dar coerência/padronizar o nome da Maria Fernandes em todos os documentos que serão enviados ao invés dessa salada mixta que está, Maria, Maria Fernandes (Nascimento, casamento e óbito da filha Conceição), Maria Fernandes Ferreira (nascimento da neta Nanci), Maria Fernandes de Jesus (óbito).

Sim, o processo é complexo e tenho realmente muita chance de não conseguir, mas essa é nossa última chance, pois minha sogra já tem 80 anos.

• @EduardoMarins

Sei que deve estar desesperado e "apelando para todos os santos" mas como o @LeoSantos bem lhe orientou essas análises por IA em muitos casos dão resultados que não são nada confiáveis. A questão da perfilhação é bem controversa mas no geral o que se observa é que para comprovação da perfilhação em PT os conservadores querem ver o ato "assinado pela propria pessoa" reconhecendo o filho, este é um dos motivos (mas não o unico...) de pedirem as certidões em cópia reprografica.

No meu entender o óbito da mãe constando o nome da filha apesar de ser um bom indício, não satisfaz este critério - já que obviamente a pessoa não declarou os filhos em seu proprio óbito. Se voce pensar bem o nascimento que também nao foi assinado por ela teria muito mais "força" que este óbito, pois a perfilhação no nascimento está perfeitamente comprovada nos termos da legislação brasileira, na qual basta estar registrado no nome da pessoa para ser considerada a filiação, porém a lei brasileira é aplicável apenas aqui e não no exterior, onde a situação é analisada segundo a lei do próprio país.

Com o devido respeito você precisa tomar bastante cuidado neste momento ao procurar soluções "mirabolantes" para comprovar esta filiação, o seu caso é bastante peculiar e as vezes no afã de resolver a situação você e sua familia podem ser vítimas de alguma pessoa inescrupulosa que lhes convença que tem a fórmula para comprovar a perfilhação e ofereça algum serviço que provavelmente não dará o resultado esperado... infelizmente isto acontece mais do que a gente possa imaginar...

Reitero aqui a voce o conselho que lhe dei na mensagem do dia 16/12, acima: "... talvez dê entrada com o que tem e vá procurando o casamento, afinal o processo demora anos e vc pode ganhar algum tempo com isso…" De todo modo não há nada garantido e cabe a você e seus familiares avaliarem e assumirem ou não este risco. Boa sorte!

• @AlanNogueira sim, como falei acima, não confio IA e sei dos risco que corremos nesse processo bastante complexo e com nuances peculiares.

Muitas dúvidas nos cercam, a princípio tudo levava a crer que o pedido seria pelo avô português Henrique Ferreira, pois tinha o batismo dele e óbito o nome dele está correto em todos os documentos, depois vocês encontraram para mim o batismo da portuguesa Maria, então veio a ideia de pedir em nome dela, porém tem várias retificações para fazer no sentido de dar coerência nos documentos onde constam seu nome. Sinceramente estou muito confuso se devemos enviar o pedido pela avó, pelo avô ao ambos.

Vou continuar buscando o casamento deles exaustivamente, mas não creio que exista.

• @EduardoMarins como lhe disse anteriomente, apesar desse seu sentimento, uma análise mais objetiva - diante do conjunto dos documentos - mostra que é mais provavel que tenham se casado do que o contrário... dificil saber quando e onde...

• @EduardoMarins

[...] comprovar a perfilhação pelo fato da avó Maria Fernandes ter falecido quando a filha tinha apenas 19 anos (menor de idade)

Respondendo a sua pergunta, eu pessoalmente nunca ouvi falar em falecimento na menoridade como forma de comprovação. Pode ser a IA alucinando (a tendência das IAs é sempre 'dizer' o que o usuário quer 'ouvir'), ou pode ser alguma norma pouco utilizada e bem obscura. Não tenho certeza.

Como já dissemos anteriormente, as certidões de óbito provam muito pouco e não são utilizadas no processo português (diferente do italiano por exemplo), então sério, desculpa te desanimar, mas eu não contaria com esse documento.

Quanto as retificações que você pretende fazer (eu detesto opinar sobre retificações e geralmente evito), mas eu não vejo sinceramente como elas ajudariam o seu caso, eu pessoalmente não faria, mas claro, no final a decisão é sempre sua, lembrando que não sou profissional do assunto, apenas dou alguns palpites.

• @EduardoMarins só um adendo ao comentário anterior, como o @AlanNogueira falou:

talvez dê entrada com o que tem e vá procurando o casamento, afinal o processo demora anos e vc pode ganhar algum tempo com isso…

Neste caso, saiba que esses retificações que você mencionou podem ser feitas depois que o processo estiver tramitando, assim você saberá exatamente quais são as exigências que a conservatória vai fazer, assim fica mais fácil saber exatamente o que retificar. Talvez essa seja uma melhor possibilidade.

• @AlanNogueira @LeoSantos mais uma vez fizeram uma análise coerente do meu caso. Obrigado

Seguindo esses diretrizes que propuseram, me resta saber se envio no pedido, ou não, os dois assentos de batismo dos avós, Maria e Henrique, já que ambos os avós eram portugueses.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.