Dúvida nacionalidad e transcrição de casamento
Olá a todos!!
Uma dúvida que surgiu, após meu pai tirar nacionalidade como filho de português e o casamento estar averbado na cetidão de nascimento dele que mandamos ao Porto, para eu tirar a minha nacionalidade como filho de português que é ele, precisamos transcrever o casamento dele com minha mãe antes??
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Depende de algumas coisas, como quando você nasceu, quem foi o declarante na sua certidão de nascimento e quando você foi registrado.
Basicamente, se seu pai português te registrou no primeiro ano de vida, não precisa da transcrição.
@joaovitorcostadias em alguns casos pode nao ser necessário,nos meus processos EU nao tive coragem de mandar sem transcrever,pois a última coisa que eu queria é que tivesse qualquer exigência.
Se eu fosse vc ia providenciando essa trascriçao caso seja solicitado.
@joaovitorcostadias
para eu tirar a minha nacionalidade como filho de português que é ele, precisamos transcrever o casamento dele com minha mãe antes??
Para responder com segurança é preciso saber o seguinte:
1 - Em que ano você nasceu? Antes ou depois de 30 de março de 1978?
2 - Quanto tempo depois do seu nascimento você foi registrado? Antes ou depois de completar 1 ano?
3 - Quem consta como declarante na sua certidão de nascimento? Declarante é quem vai ao cartório registrar a criança e assina o livro de registros. Essa informação geralmente vem nas certidões de breve relato (aquela simples que usamos no dia a dia), mas se não vier informado, peça a de inteiro teor reprográfica (foto do livro) pois nela tem essa informação e você precisará dessa certidão para seu processo de qualquer maneira.
4 - Sua mãe é portuguesa? (imagino que não, senão você já teria pedido cidadania através dela, mas é importante ter certeza)