Cópia reprografica e transcrita?

Estou fazendo a nacionalidade de meu pai que é neto de português. Uma advogada me disse que devo enviar duas versões das mesmas certidões: inteiro teor em cópia reprografica e inteiro teor transcrita, ambas apostiladas. Além disso, recomendou anexar o histórico escolar apostilado do meu pai.

Eu já estava fechando a documentação somente com as cópias reprograficas apostiladas e sem o histórico escolar.

Nas várias pesquisas que fiz não encontrei essas recomendações. Peço opiniões!

Grato,

Reinaldo

Comentários

  • @ReinaldoGuedes

    Inteiro teor = tudo que consta no registro. Uma certidão pode ser:

    Inteiro teor reprográfica = foto de tudo que há no registro.

    Inteiro teor digitada/datilografada/datilográfica = digitam tudo que há no registro.


    Se o registro não estiver absolutamente ilegível, dilacerado, consumido por fungos, com tinta vazada, mande só a certidão inteiro teor reprográfica apostilada do nascimento do seu pai e do filho do português (que presumo ser brasileiro).

    Brasileiros não precisam mandar comprovação de conhecimento de língua portuguesa (histórico escolar). Se o seu pai é nacional brasileiro desde o nascimento, o conhecimento da língua portuguesa é presumido.

  • @ReinaldoGuedes ela está errada,certidao de inteiro teor em cópia reprográfica e apostilada apenas,a digitada apenas se estiver ilegivel.

    Histórico escolar nao é necessário.

  • editado December 7

    @carlasimone Sim, já tenho as certidões de inteiro teor por cópia reprografica e estão perfeitamente legíveis constando todos os dados necessários. Por isso não entendi essa recomendação. Isso aumentaria em cerca de 800 reais os custos do processo.

  • @ReinaldoGuedes

    A pessoa que te orientou está mal informada.

    1 - Se as certidões reprográficas estão legíveis não mande as digitadas, elas têm mais probabilidade de atrapalhar do que ajudar.

    2 - Se seu pai é nacional (é cidadão) e natural (nasceu) em um país de língua portuguesa (Brasil, Angola, Moçambique etc) ele não precisa mandar nada para comprovar que domina o idioma. Não mande histórico escolar nem diploma nem nada.

    Siga o guia abaixo, o caminho das pedras está todo lá. Mande apenas o necessário, nada a mais, nada a menos.

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

  • editado December 8

    Obrigado pela resposta de todos!


    @ecoutinho , vi nesse link a recomendação para enviar a documentação para o AC do Porto. De fato meu antepassado nasceu no Porto, mas li em algum lugar que todos os processos 1D ( de Neto ) acabam sendo enviados para Lisboa. Isso procede?

  • @ReinaldoGuedes não tem relação com o local de nascimento do seu antepassado.


    Até algum tempo atrás, somente Lisboa (CRC) tratava de processos de neto. De uns 2 anos pra cá, o Porto (ACP) passou a dividir a competência para processar estes casos também.


    A recomendação de mandar pra lá, é porque é mais rápido/menos complicado.

  • @LeoSantos Boa notícia! Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.