Necessidade da transcrição de casamento

Eu nasci em 1987. A nacionalidade como neta da minha mãe saiu agora.

No assento está o nome de solteira dela, que é diferente do que consta na minha certidão de nascimento. Aliás, fui registrada antes de 1ano e não consta o campo de 'declarante' na minha certidão.

Preciso fazer a transcrição do casamento dela pra iniciar o meu processo ou posso só enviar a certidão de casamento dela para comprovar a alteração do nome?

E para ela fazer toda atualização no consulado, ela precisa levar a transcrição de casamento já feita?

Comentários

• @Btrama

Aliás, fui registrada antes de 1ano e não consta o campo de 'declarante' na minha certidão.

Peça a sua certidão de nascimento reprográfica, você vai precisar dela de qualquer maneira para seu processo de cidadania e lá vai aparecer quem foi o declarante.

E para ela fazer toda atualização no consulado, ela precisa levar a transcrição de casamento já feita?

Qual atualização você se refere?

• @ecoutinho

Agradeço a resposta.

Vou solicitar! Mas vai ser necessária a transcrição ou o envio da certidão de casamento, por agora, já basta para o processo de nacionalidade?

Me refiro à atualização de dados dela, já que no assento de nascimento ela está com o nome de solteira.

• editado December 5

@Btrama

Vou solicitar! Mas vai ser necessária a transcrição ou o envio da certidão de casamento, por agora, já basta para o processo de nacionalidade?

A princípio não. Você nasceu depois de 1978 e foi registrada menos de 1 ano após o nascimento. A princípio a perfilhação com a mãe portuguesa está estabelecida.

Me refiro à atualização de dados dela, já que no assento de nascimento ela está com o nome de solteira.

A atualização do estado civil e nome ocorre na transcrição do casamento. Funciona assim:

1 - Você solicita a transcrição do casamento ocorrido no Brasil numa conservatória ou em um consulado português (o do RJ é o que geralmente faz mais rápido)

2 - Como resultado será emitida uma certidão de casamento portuguesa, que será uma cópia (portanto uma transcrição) da certidão brasileira. Quando essa certidão portuguesa for lavrada será feito pela conservatória uma averbação no assento de nascimento da sua mãe informando que na data X ela se casou e passou incorporar o apelido (sobrenome) Y.

3 - Após a transcrição se ela quiser emitir documentos (cartão de cidadão e passaporte) eles virão com o nome atualizado.

• @ecoutinho

Muito obrigada!

Minha preocupação era não conseguir comprovar a filiação pela diferença no nome dela.

Mas já vou começar a organizar a documentação.

Mais uma vez, obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.