Erro do Ano de Nascimento no Passaporte Português
Boa tarde, pessoal! Tudo bem?
Alguém sabe como solicitar correção de erro no passaporte português? Será que só indo ao Consulado? O da minha mãe chegou hoje pelo correio e veio com o ano de nascimento 1996 ao invés de 1966.
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@lfalcao
Geralmente os dados do passaporte vêm direto via sistema do Cartao de Cidadao, que por sua vez vem do assento de nascimento. Verifique se esses dpis documentos anteriores estao corretos.
Se estiverem, peça a correcão no mesmo orgao onde pediu o passaporte (consulado ou conservatória ou loja do cidadao) usando o documento de origem p demonstrar o erro.
@ecoutinho
Até eu tirar o meu CC em Lisboa, eu também achava que os dados vinham do mesmo sistema que o do assento de nascimento.
Meu assento de nascimento tinha zero erros, mas, ao pedir o CC numa Loja do Cidadão, tive a ingrata surpresa de ser informado que os dados no "sistema" (que não sei qual é) estavam errados: meu sobrenome aparecia repetido duas vezes.
A funcionária foi bem atenciosa e vi que ela penou para corrigir os dados. Depois de um bom tempo, ela se deu por satisfeita e fez o pedido de meu CC.
No fim do dia, quando fui retirar o CC no Campus da Justiça, a funcionária logo que me chamou já disse que tinha um problema. O CC saiu com o sobrenome duplicado. Ela explicou que o erro realmente já havia sido corrigido, mas a atualização ainda não tinha sido processada. Já haviam pedido um novo CC, que finalmente saiu certo - só no dia seguinte. Mas isso atrasou tudo em um dia (por isso sempre falo para dar uma margem para imprevistos se for fazer uma viagem a PT apenas para isso).
O passaporte não deu problema; presumo que o passaporte e o CC realmente usem a mesma base de dados.
A certidão de nascimento dela está certa, o CC ainda não chegou então provavelmente vai estar errado também. Talvez seja um erro de digitação então.
Amanhã vou tentar ligar no Consulado, complicado ter que ir lá de novo.
@lfalcao
Acho que vale a pena esperar o CC chegar p conferir se alí o erro tbm aparece. Provavelmente vc precisará pedir que sejam emitidos ambos documentos novamente.