A Chave Móvel Digital (CMD)
Bom dia!
Estou tentando agendar no consulado de São Paulo para pedir cartão cidadão e passaporte, porém pedem a chave móvel digital, não tenho.
Já tentei cadastrar várias vezes e não tive sucesso.
Alguém por favor poderia me orientar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Rosemeire Marques
Clique na opção “Autenticação via Credenciais”
Clique na opção abaixo e crie um usuário associado ao seu email
@Rosemeire Marques além da alternativa acima, o Consulado em São Paulo está fazendo a ativação da Chave Móvel Digital todos os sábados de Outubro, das 8:00 as 13:00. Quem ainda não tem o Cartão Cidadão ou está vencido, pode ativar a CMD com o passaporte brasileiro. Recomendo fazer a ativação pois aparecem muito mais vagas para quem autentica com a CMD.
Minha esposa e eu fomos lá no sábado passado e levou em torno de uma hora, pois tinha algumas pessoas na espera.
Bom dia!
Ontem fiquei 2 horas tentando encontrar o caminho e não consegui.
Consegui cadastrar com a sua ajuda.
Agradecimento ao Ecoutinho e ao Teixeira!
Teixeira eu moro nos EUA, então mais rápido seria fazer on-line!
Muito obrigada pelo retorno.
Bom dia!
Consegui criar um login!
Obrigada a todos vcs
ativação da Chave Móvel
Eu consigo criar/ativar chave móvel on line, pois não moro no Brasil?
Desde já, agradeço a sua atenção
Rosemeire
@Rosemeire Marques se vocë tiver o Cartäo Cidadão, a carta PIN e um leitor de cartões pode tentar ativar no seu computador. Caso não, somente no consulado da sua região.
@teixeiranovais
olá , vc conseguiu achar datas para cartão cidadão e passaporte em SP , com a chave móvel digital ? Porque a agenda não abre nunca é inacreditável.
@dududuedu sim, para novembro está cheio de dias disponíveis
@teixeiranovais ,
boa noite
esse quadro não aparece com vagas no sistema de autenticação via credenciais,
então estão realmente priorizando quem já usa a chave movel digital.
se fosse possivel ,vc colocar o passo a passo do agendamento para quem já tem chave movel seria muito util para os demais foristas,
porque no site do consulado tá muito confuso.
meu cunhado tá tentando achar uma data faz mais de 1 mes, não tem essa chave movel .
@dududuedu o processo para agendar com a chave móvel é simples, só muda a forma de autenticar. No mesmo site de agendamentos (https://agendamentos.mne.gov.pt/pt/login) utilizar a opção Autenticação.gov:
Depois, selecionar Chave Móvel DIgital, Telemóvel e Continuar:
Autorizar a utilização dos dados na próxima tela:
Depois inserir o número de celular e o PIN cadastrado quando foi criar a Chave Móvel. Se o PIN estiver correto, vai receber um SMS no celular informado com um código para acesso. Depois de logado, a forma de agendar é a mesma se estivesse usando credenciais.
@teixeiranovais ,
excelente, obrigado por postar o passo a passo, tambem vai ser util para todos aqui do forum.
abraço
Estou tentando agendar(dezembro) para fazer pedido de cartão Cidadão e passaporte em São Paulo!
Agora entendi, para pedir chave móvel tem que ter cartão cidadão, ainda não tenho!
Acesso todos os dias e não tem agenda aberta!
Alguém tem alguma dica?
Desde já, agradeço a sua atenção!
Rosemeire
Pessoal,
Muito obrigada pelas informações!
Como não moro no Brasil, vou torcer para acontecer um milagre e eu conseguir horário para dezembro, pois pretendo ir ao Brasil para pedir o cartão cidadão e passaporte.
Obrigada a todos
Para quem não tem o cartão cidadão e quer agendar pela primeira vez, teria que ir ao Consulado de SP com o passaporte brasileiro para ativar a Chave Móvel Digital, é isso? E a outra opção seria pela via com credenciais, que nunca aparece datas, né?
Obrigada pelo retorno!
Bom dia, para quem nunca fez o cartão cidadão precisa do passaporte brasileiro para poder fazer essa ativação da chave móvel digital?
Pois estou ha meses tentando agendar por via credenciais e não aparece nenhuma vaga em nenhum consulado.
Antes dava para agendar por Santos somente mandando um email com o assento de nascimento português.
Agora não dá mais, eles responderam assim:
O agendamento de serviços no Escritório Consular de Portugal em Santos passará a ser de forma online mediante a chave móvel digital ativada.
A Chave Móvel Digital (CMD) é um meio de autenticação seguro para comprovar a identidade dos cidadãos, permitindo aos utilizadores, portugueses ou estrangeiros, aceder a vários portais públicos e privados, assim como assinar documentos digitalmente.
Para ativar sua chave móvel no Escritório Consular de Portugal em Santos, não é necessário agendamento, basta comparecer de segunda a sexta-feira das 09h ao 12h, ou das 14h às 15h30. Para realizarmos este processo, deve trazer seu cartão cidadão válido para aqueles que possuem nacionalidade portuguesa. Para outras nacionalidades deve-se apresentar seu Documento de Identificação ou passaporte.
Depois que estiver com a sua chave móvel digital ativada, basta entrar na página de agendamentos online Agendamentos Online e clicar em AUTENTICAÇÃO.GOV., para realizar o agendamento do serviço pretendido.
Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossos canais:
Telefone: (13) 3223-1068
E-mail: santos@mne.pt
Com os melhores cumprimentos,
Olá, pessoal! Alguém sabe o horário do consulado do Rio de Janeiro para ativar a chave móvel presencialmente?
Obrigada!
Boa tarde, pessoal! Por acaso alguém conseguiu cadastrar e-mail e senha para se autenticar no sistema, no intuito de agendar para ter o cartão cidadão e o passaporte português? Pergunto porque, para se registrar, necessita chegar um e-mail que me informe, pelo que lembro, um código. O problema que simplesmente nunca chega. Ou seja, agora serei obrigada a ir pessoalmente para o Consulado Português, para eu ter a Chave Móvel Digital, é isso? Alguém sabe se posso ir lá a qualquer hora do dia, sem marcar, que eles irão me atender? E é de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 13:00 e das 14:00 às 15:45?
@Ferna_Pires
Eles estão desativando a autenticação via email/senha (não sei qual a data, mas será em breve). Verifique com o consulado da sua região, acho que em alguns lugares eles estavam fazendo atendimento aos sábados exclusivamente para ativar a CMD justamente por conta dessa mudança.
@ecoutinho Obrigada por responder e pelo esclarecimento
Estive semana passada no Consulado em Santos para fazer o passaporte e cartão cidadão. Na época em que agendei, ainda era por e-mail. Na data do atendimento, ao fazer todo o procedimento, questionei a atendente se já poderia aproveitar e fazer essa CMD... A atendente não quis fazer, pediu que eu aguardasse o envio do cartão, e que mesmo com o cartão em mãos, provavelmente eu teria que retornar lá para fazer a chave, pois o sistema vive com problemas...
O Consulado de SP já não permite agendamento para cartão e passaporte via credenciais , é necessário fazer chave móvel digital .
Bom dia! Gente, alguém tem algum outro telefone que não seja o (11)30841800, da cidade de SP? Sem exageros, já fiz 24 tentativas de ligações, sendo que em todas houve uma gravação e, logo em seguida, desligaram. Simplesmente não transferem para um atendente. Isso que gostaria de saber informações sobre o mutirão em São Paulo, para cadastro da Chave Móvel Digital. E, se sim, o horário. Se precisa marcar ou só chegar e posso entrar, além de quais sábados isso está sendo previsto?
Também gostaria que me respondesse essas perguntas para os dias de semana (Qual horário? Precisa marcar ou só chegar e posso entrar?).
E, para finalizar, precisa pagar algo para ter a Chave Móvel Digital? Se sim, qual seria o valor?
Entretanto, não consigo falar com ninguém que trabalhe no Consulado :(
@Ferna_Pires é praticamente impossível conseguir falar com alguém de lá rs. O agendamento em SP é necessário para estrangeiros apenas, portugueses não precisam,
Não há custo algum.
@Sukita1914 Muito obrigada pelas informações. Só mais uma dúvida: sabe se ainda continua tendo o mutirão para cadastro da Chave Móvel Digital? Fiquei sabendo que nos sábados, em outubro, estavam atendendo os interessados especificamente para esse objetivo. Será que em novembro continua desse jeito?
@Ferna_Pires Teve sábado passado, mas não sei como está a previsão, a melhor forma de conseguir uma resposta a suas perguntas é enviando um e-mail para atosdiversos.saopaulo@mne.pt com assunto "Chave Móvel Digital", neste e-mail costumam responder em alguns dias se o assunto for sobre o tema CMD.
@Sukita1914 Obrigada novamente :)