Informações sobre fazer transcrição do casamento

Gostaria de saber se é possível encaminhar, junto com os documentos para transcrição do casamento, as certidões dos filhos menores ou se precisa fazer a transcrição primeiro e depois solicitar a cidadania dos filhos menores.

Comentários

• É necessário fazer primeiro a transcrição do casamento para depois solicitar a cidadania dos filhos. Em consultas recentes, a transcrição tem sido mais rápida pelo Consulado do Rio, e a segunda melhor opção seria o Consulado de Santos. É necessário ter residência nos respetivos estados para poder solicitar. O prazo nesses locais está entre 2 e 3 meses; já por Portugal, o processo tem levado cerca de 10 meses.

• Sukita 1914. Obrigada pelo retorno. Resido em Florianópolis, o Consulado que atende Santa Catarina é em Curitiba. Será que no Consulado em Curitiba seria mais rápido do que na Conservatória de Porto em Portugal?

• Se seus filhos são menores, é muito provável que não precise fazer a transcrição do seu casamento para pedir a cidadania deles. Independente disso, são processos distintos. Se seus filhos foram registrados no primeiro ano de vida e seu nome está na certidão, a transcrição não é necessária.

O processo dos seus filhos devem ser enviados para o ACP (Arquivo Central do Porto), já a transcrição do seu casamento pode ser feita no consulado (não sei como funciona em Curitiba, mas pode mandar pro RJ por Correios) ou na CRC (Conservatória do Registo Civil) do Porto. Atenção que ACP e CRC do Porto são lugares diferentes.

• Sukita 1914. Obrigada pelo retorno. Resido em Florianópolis, o Consulado que atende Santa Catarina é em Curitiba. Será que no Consulado em Curitiba seria mais rápido do que a CRC do Porto?

Considerando-se que estou morando em Florianópolis, acha que eu poderia enviar para o Consulado no Rio e Janeiro?

Eu, meu marido e meus filhos já possuímos a cidadania portuguesa, Agora preciso transcrever o casamento do meu filho, pois ele acrescentou em seu nome, o da família da esposa, por isso preciso transcrever o casamento antes de fazer a cidadania dos meus netos.

• @FLUINDO17_09

Desde o começo do ano o consulado do RJ tem aceitado pedidos de transcrição de outros Estados.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.