Como acompanhar processo de cidadania portuguesa feita no consulado do rio de janeiro

Bom dia, entrei com o pedido de nacionalidade portuguesa direto no consulado de portugal do rio de janeiro, minha mae é portuguesa, fiz a transcricao do casamento também pelo consulado do RJ, juntei os documentos necessários via cartórios e enviei por correios para o consulado para fazer a transcrição do casamento.

Já para o pedido de nacionalidade tive que agendar e comparecer presencialmente no consulado, o mesmo foi feito, fui lá e entreguei todos os documentos e fiz o pagamento da taxa 220 euros, lá no balcão eles me deram o prazo de 1 ano para ficar pronto, o pedido foi feito 30/01/25, mês passado entrei em contato pelo email para saber se há como acompanhar o processo por algum lugar, eles nao me deram nenhuma opção e disseram que os pedidos tem o prazo de 18 MESES para conclusão, ou seja, cada um me falou um prazo diferente e não consigo acompanhar o processo.

Na saida do consulado eles me deram um papel "recibo" que tem o numero do pedido , mas nao acho nenhum lugar que eu possa acompanhar. alguem pode me ajudar? procurei aqui no forum temas sobre pedidos feito pelo consulado do RJ e nao achei.

Comentários

• @alexmota pedidos feitos no consulado não há como acompanhar via online, e costumam demorar mais do que se fossem feitos direto no ACP.

É por isso que recomendamos aqui sempre não fazer pedido de cidadania em consulado.

• @alexmota ,

seu processo é de filho 1C, certo? Você disse que pagou 220 euros, foi isso mesmo? Porque a taxa do 1C é 175 euros.

• @texaslady isso, 220 euros, é o que esta no recibo que tenho em maõs

• @LeoSantos entendi, conheci esse forum depois que dei entrada, apareceu pra mim muitas empresas que fazem esse serviço, todas que cotei me deram prazos e preços exorbitantes, o prazo de transcriçao de casamento me deram 3 a 4 meses eu consegui em 15 dias pelo consulado, gastei em toda a documentacao para essa transcricao 1850 reais e essas empresas me cobravam média de 3 mil reais , um "despachante" particular chegou a me cobrar 3500 por essa transcricao

• @alexmota Alguma atualização no seu processo? Estou com uma situação semelhante, entrada no consulado do RJ em janeiro. Informaram prazo de 14 meses. Não obtive sucesso em contatar o consulado via e-mail.

• @lizsantos, processo pelos consulados não tem como acompanhar online. Pelos relatos que já vi, o consulado do RJ leva mais de 1 ano para mandar o processo para Lisboa, que por sua vez leva mais de um ano para a integração. O que você pode fazer é perguntar no consulado se já mandaram o processo para integração em Lisboa, quando fizerem isso, você consegue ter uma ideia de quando deve sair olhando as tabelas de andamento da CRC que sempre postam aqui no fórum.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.