Certidão de Nascimento do Bisavô Português
Estou em busca da certidão de nascimento do Bisavô Manuel Faria de Avellar, para tirar a cidadania da minha mãe.
Manuel veio para o Brasil ainda criança com os seus pais, por volta de uns 6 anos, filho de Manoel Faria de Avelar e Alexandrina Brilhante de Jesus. Procurei em diversos lugares de registros de entrada no Brasil mas não encontrei.
Encontrei apenas uma certidão de registro em Pradopolis, que dizia que ele é natural de São Miguel e desembarcou no porte de Santos. Mas só tenho foto desse documento.
Ele foi casado com Olimpia Zangali/Zangalé.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@rafaelaavellar , você poderia postar esse documento? Além disso, poderia dizer qual o ano aproximado de nascimento do Manoel?
Encontrei este batismo de uma irmã dele, Georgina:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFC-M9R5-L?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6NPH-1Q7F&action=view&lang=pt&groupId=M9ZS-RCV
EDIT: Aqui o link oficial dos sistemas da Madeira: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer/descriptions/6836/388943
Ela nasceu no (Igreja de Santa Maria Maior) Funchal, Ilha da Madeira, Madeira, em 1889. No entanto, os pais se casaram em Arrifes / Ponta Delgada / São Miguel / Açores. Ele pode ter nascido em ambos os locais. Sabendo o ano aproximado, é possível procurar manualmente o batismo.
@rafaelaavellar e outros que queiram ajudar: encontrei uma árvore no MyHeritage que sugeria que ele teria nascido entre 1884 e 1885 (sem local). Verifiquei os livros para estes anos em Arrifes, mas não o encontrei:
https://tombo.pt/f/pdl01
Claro que ele pode estar em um outro ano em Arrifes, pode estar nestes ou em outro ano no Funchal, ou pode estar em outro lugar.
Encontrei também um batismo de 1886 no qual o que parece ser o pai dele (pode ser um homonimo, mas deve ser ele) é padrinho:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-C9BX-Y3WX-6?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6NGC-H6Q7&action=view&cc=4426199&lang=pt&groupId=M9CR-3JZ
O batismo já é no Funchal. Caso Manoel (o filho) tenha mesmo nascido por volta de 1884, pode ser que de fato tenha nascido lá. O problema é que o Funchal tem diversas igrejas e todas elas têm muitos registros, e ainda há as outras freguesias:
https://tombo.pt/m/fun
Caso não tenhamos mais nenhuma pista, minha sugestão seria a busca manual, a começar por Santa Maria Maior (onde foi batizada a Georgina, irmã dele), mas para isso é preciso ter ao menos uma noção do ano.
@rafaelaavellar , olhei os anos de 1884 e 1885 na igreja de Santa Maria Maior, na freguesia do Funchal, e o batismo também não está lá (ao menos nesses anos), infelizmente.
@rafaelaavellar @andrelas Encontrei o registro de nascimento de mais dois irmãos do Manuel:
Maria, nascida em 5/12/87 e batizada em 4/11/88 no Funchal https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer/descriptions/4977/3020505 .
João, batizado no Funchal em 12/04/1886 https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer/descriptions/23891/643906
No registro do João consta que nasceu em 12/11/1885, na Ilha de São Thomé e Príncipe, que na época pertencia a Portugal e se tornou independente em 1975. É de se supor que o Manuel também tenha nascido lá! A dificuldade seria de saber se ainda existem esse registros e onde encontrá-los.
@rafaelaavellar @Nairolasai as coisas começam a encaixar. Vejam o que a Rafaela postou inicialmente:
Encontrei apenas uma certidão de registro em Pradopolis, que dizia que ele é natural de São Miguel e desembarcou no porte de Santos. Mas só tenho foto desse documento.
E Nairolasai disse:
No registro do João consta que nasceu em 12/11/1885, na Ilha de São Thomé e Príncipe, que na época pertencia a Portugal e se tornou independente em 1975. É de se supor que o Manuel também tenha nascido lá! A dificuldade seria de saber se ainda existem esse registros e onde encontrá-los.
Pois bem, há uma Ilha de São Miguel em São Tomé e Príncipe, e a mãe do Manuel (Alexandrina) nasceu lá e casou com o pai do Manuel (o outro Manuel) em São Tomé e Príncipe:
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Miguel_(S%C3%A3o_Tom%C3%A9)
https://www.ruipires-photography.com/PORTUGAL-HERITAGE/S%C3%A3o-Tom%C3%A9-e-Principe-S%C3%A3o-Miguel/i-s5KjD2J/A
Há fortes indícios de que, de fato, ele tenha nascido em São Tomé. Porém, fica a dúvida: teria sido registrado/batizado lá ou, como o irmão João, foi batizado também no Funchal? As ilhas são BEM distantes para os padrões da época. Por mar o Brasil é mais perto de São Tomé e Príncipe do que o Funchal:
No Familysearch os únicos documentos de São Tomé e Príncipe que encontrei são os registros do consulado britânico que, com certeza, não ajudarão e que, ainda assim, só estão disponíveis diretamente com os Mórmons (não sei nem mesmo se num CHF estariam disponíveis à consulta).
Minha sugestão seria buscar uma forma de contato com a diocese de S. Tomé e Príncipe e verificar se há alguma forma de checar os livros de batismo por lá. Tentei fazer diversas buscas no Google, mas não encontrei nenhum contato para a diocese. Encontrei um grupo no Facebook voltado à comunidade de S. Tomé que mora no exterior, mas não coloco o link aqui porque não sei se o forum permite e porque não conheço o grupo.
@rafaelaavellar , se não se importar poderia postar a foto do documento que você tem, para vermos se tem mais alguma pista?
Acrescentando: há também uma Ilha de São Miguel nos Açores:
https://tombo.pt/i/sao-miguel
No entanto, como até o momento não apareceu nada dos Açores (que é ainda mais longe de S. Tomé do que a Madeira) e como a mãe é de S. Tomé, me parece mais provável que o documento se refira à localidade de S. Miguel em S. Tomé. Mas não se pode descartar a possibilidade de, na verdade, ter sido nos Açores.
.@rafaelaavellar @Nairolasai ,
Seria este o Manoel? Por favor confirme com os nomes dos avós, já que há algumas divergências:
https://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PD-ARRIFES-B-1880-1889/SMG-PD-ARRIFES-B-1880-1889_item1/index.html?page=71
https://arquivos.azores.gov.pt/details?id=1114610
@andrelas Não há dúvida de que se trata do Manuel que a @rafaelaavellar procura. Os nomes dos avós (com mínimas diferenças) coincidem com aqueles constantes dos registros dos irmãos Georgina e João. Bom achado!
@Nairolasai pedi ajuda aos universitários, quer dizer, ao pessoal de um grupo do Facebook sobre genealogia do qual faço parte. 😊 O pessoal lá tem um conhecimento da geografia portuguesa (continental e das ilhas) muito melhor do que o meu!