Ajuda para encontrar o batismo de bisavô supostamente português

Olá, peço ajuda para encontrar o batismo do meu bisavô Hipolito Antunes Pires, filho de João Antunes Pires e de Maria Benedicta do Espírito Santo. Seu irmão Arthur Antunes Pires nasceu em 1900, então suponho que tenha nascido por volta da mesma época. Ele teve minha tia avó em 1925, e minha avó em 1940. 

Segundo histórias familiares, ele era português. Ou talvez os pais fossem portugueses. Tenho memórias de infância da minha avó (filha dele) falar "enrolado", o que talvez tenha a ver com o pai supostamente português. 

Os nomes dos pais dele encontrei na certidão de óbito do irmão Arthur, onde consta que ele era natural de Natividade da Serra, mas já olhei os registros de nascimento daquela época em Natividade e não encontrei ninguém com o sobrenome Antunes Pires, ou em cidades vizinhas. O que me faz pensar que era mesmo português.

Agradeço desde já. 

Comentários

• editado November 15

@steve_duarte minha sugestão é que peça no cartório de Natividade da Serra certidão inteiro teor do casamento de seu bisavô Hipólito (a certidão é paga e pode ter custo adicional pela busca), neste documento provavelmente vai constar o local de nascimento dele e dos pais, creio que a partir daí vc consiga avançar melhor em sua busca. Outro documento a pedir no mesmo local seria o inteiro teor de nascimento do irmão, que terá o nome dos avós dele, informacao que tambem ajuda muito na busca. Conseguindo nos informe aqui para tentarmos ajudar!

• @steve_duarte @AlanNogueira

Existe uma árvore no Family Search onde aparecem alguns filhos (Artur, Francisco e Iria) do casal João e Maria Benectida, mas não consta o Hipólito:

https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/G2M5-FP8

O Artur aparece realmente como natural de Natividade da Serra, mas existe mencionado um irmão chamado Francisco Eugênio Antunes cuja certidão de óbito (1932) cita ser natural de Taubaté :

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS8G-Q9Q3-M?lang=pt&i=149&cc=2765317 .

Nessa certidão os nomes dos pais estão um pouco diferentes (nada incomum !) de modo que seria bom checar com a família se ele realmente existiu pois, nesse caso, abriria uma nova possibilidade do Hipólito ter nascido também em Taubaté.

• @AlanNogueira Obrigado pelas dicas! Vou solicitar essas certidões no cartório. Se ele realmente for português, vou tentar solicitar a cidadania portuguesa pela neta dele. A italiana pelo visto com a nova lei já era, meu pai é trineto de italiano, mas agora é só para filhos e netos.

• @Nairolasai Vou investigar melhor esse tal Francisco Eugenio, acho que possa ter sido um erro de indexação porque dei uma olhada no registro civil de Taubaté e não achei ninguém com o sobrenome Antunes Pires. Mas ainda não descarto a possibilidade, preciso pesquisar mais antes e ir atrás das certidões no cartório.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.