Ajuda para nacionalidade avó

Olá pessoal,

Estou iniciando agora o recolhimento dos documentos necessários para tirar a nacionalidade portuguesa de minha avó e me surgiram algumas dúvidas:

1 - Outra familiar no passado já concluiu os procedimentos para tirar a nacionalidade portuguesa, e nesse processo já conseguiu localizar tanto o assento de nascimento de minha bisavó como efetuou a transcrição de casamento dela com meu bisavô. Ela já me passou esses documentos. Ainda assim preciso requerer eles por algum meio oficial ou apenas imprimi-los já é o suficiente? (obs: minha bisavó nasceu depois de 1911, mais especificamente em 1921);

2 - Após realizado o procedimento de minha avó pretendo entrar com o de minha mãe. Uma vez que o declarante de seu nascimento foi meu avô (brasileiro e já falecido inclusive), e minha mãe é de 1975 será necessária a transcrição de casamento. A questão é: meus avós são/foram divorciados, mas na época da nascimento de minha mãe eles ainda eram casados. Em virtude de toda a burocracia e custos envolvendo a homologação da sentença de divórcio em Portugal gostaria de saber se somente com a transcrição de casamento dos meus avôs minha mãe já poderia dar entrada no processo dela de nacionalidade e essa parte do divórcio ficaria para o futuro. (obs: em razão do divórcio o nome de minha avó mudou para o original,ou seja, 1º Ana Maria Gomes - 2º Ana Maria Gomes Vieira - 3º Ana Maria Gomes, não sei se isso impactaria em algo).


Muito obrigado desde já pessoal!

Comentários

  • @Leogqc


    1-) Se a certidão da sua bisavó já está no registo civil (acredito que é o caso), você pode mandar uma cópia simples e pedir no formulário para que eles obtenham de ofício a certidão, caso necessário (basta indicar os dados, como conservatória, data, etc...)


    2- Sim, pode transcrever somente o casamento, desde que os nomes nas certidões estejam batendo (lembrando que sua avó como portuguesa passa a ter a obrigação legal de manter atualizado seu status em Portugal, mas isso é uma outra história).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.