Transcrição de casamento necessária?
Olá,
Minha mãe acaba de tirar a cidadania portuguesa dela adquirida através do avó dela e estou iniciando o meu processo como filha de portuguesa.
Estou juntando a documentação e fiquei na dúvida sobre a necessidade da transcrição do casamento da minha mãe e do meu pai em Portugal. Meus pais se casaram em 1984 e meu pai faleceu em 2010, ambos nascidos no Brasil. Eu sou nascida no ano de 1990. Alguns locais dizem que a transcrição pode ser solicitada, outros que ela é obrigatória e outros que ela não é obrigatória.
Alguém pode me ajudar?
Obrigada,
Mayara
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Em tese, se você nasceu depois de 1978 e foi registrada no primeiro ano de vida, não precisa transcrever o casamento da sua mãe. Pode ser que algum conservador peça? Pode, já vi relatos assim. O que você pode fazer é enviar seu processo de filha pra Portugal enquanto faz a transcrição do casamento da sua mãe no consulado do RJ. Pode inclusive averbar o óbito do seu pai junto para o estado civil dela estar atualizado em Portugal. Transcrição no consulado do RJ leva em torno de 1 mês, então quando ser processo for analisado já estará averbado no nascimento dela.