Busca por certidão de casamento de trisavós portugueses
Olá,
Procuro a certidão de casamento de Manoel Antonio (filho de Manoel José Lopes e Maria José das Dores) com Maria do Sacramento (filha de Domingos Moradeira e Regina Moradeira). Casaram-se por volta de 1911 em Portugal. Agradeço desde já.
Incluo a certidão de nascimento da filha deles, minha bisavó, nascida no Brasil em 1915.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@steve_duarte , está aqui:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/f7ea845f7e0a4a498ce64cd0c8c95c85?isRepresentation=false&selectedFile=38273570&fileType=IMAGE
Freguesia de Variz, Concelho de Mogadouro, Distrito de Bragança.
Você já tem os assentos de batismo dos dois? No documento acima diz a freguesia e o ano aproximado, não deve ser difícil encontrar, caso não tenha.
@steve_duarte , batismo do Manoel:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/f26b5efd94f64e948b953f7451669310?isRepresentation=false&selectedFile=38230032&fileType=IMAGE
e da Maria do Sacramento:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/3762a61e7ff14b05abb5e3ade198d577?isRepresentation=false&selectedFile=38272891&fileType=IMAGE
@andrelas Muito obrigado mesmo! Como vocês são rápidos! Agradeço muito pelos documentos, de verdade. Vou ver se consigo continuar a pesquisa nos livros paroquiais.
@steve_duarte , caso tenha interesse genealogico na pesquisa, há documentos italianos online no site Antenati. Os de Mormanno, região de onde veio seu tetravô, estão aqui:
https://antenati.cultura.gov.it/search-registry/?archivio=140&descrizione=Arquivo%20Estatal%20de%20Cosenza&lang=pt-pt&s_facet_query=localita_fondo_s%3AMormanno
Só que não tem uma faixa muito grande de tempo. A grande maioria termina em 1865 (caso de Mormanno). Como o filho dele (Manoel) nasceu em 1887, há uma chance razoável de que o pai dele tenha nascido de 1865 para trás e o documento esteja online, permitindo que você prossiga pesquisando este ramo.
@andrelas Muito obrigado pela recomendação do site, não o conhecia. Vou lá pesquisar. Você saberia também dizer como acessar documentos da Galiza? Tenho um ramo mais antigo do lado da mãe do marido da Adelina que vem de São Bartolomeu da Lamosa, Covelo. Consegui avançar bem graças a alguns testamentos da Galiza que encontrei na aba "full text" do Family Search, mas gostaria de ter os batismos, casamentos e etc. para complementar/confirmar as informações. O sobrenome desta família é justamente Lamosa.
Outra dúvida, o sobrenome deste meu tetravô italiano seria Moradei, mas escreveram "Moradeia" incorretamente? Pesquisei na internet, e parece-me que Moradei ou Maradei seria o correto.
@steve_duarte , sobre a Galiza infelizmente não sei dizer. Só conheço o Antenati porque um dos meus ramos (bisavó) é italiano (os outros sete são portugueses 🤣). O que eu sei é que nenhum país tem o que Portugal tem online. O Brasil só tem bastante coisa por causa do Familysearch...
Sobre o nomeo mais provável é que seu tetravô não soubesse escrever (a EXCEÇÃO era saber escrever naquela época). Quando ele chega em Portugal e fala o nome dele, o padre escreve aquilo que entendeu (e seu tetravô nem tem como dizer se está correto, pois não sabe ler/escrever). Isso é MUITO comum, até mesmo com nomes portugueses menos comuns.
É bem provável que nos documentos da cidade onde ele nasceu haja diversas outras pessoas com o mesmo sobrenome (ou seja, ainda que você não encontre o nascimento dele, caso seja posterior a 1865, poderá confirmar qual a grafia correta na Italia).
@andrelas Entendi, muito obrigado pelas informações!
@andrelas Olá! Eu encontrei o batismo do meu tetravô—o nome correto era Domenico Maradei. Saberia dizer como posso baixar a imagem do documento em alta resolução? Agradeço desde já.
@steve_duarte , o Antenati mudou bastante desde que usei há alguns anos. Pode colocar o link direto do documento acima aqui? Assim, verifico direto na página em questão.
Se for prosseguir na busca (para o passado), observe que muitos livros italianos possuem índices no final deles (ou seja, se não souber a data exata, pode abrir o livro e ver se consta no indice o que voce procura em vez de folhear o livro todo).
@andrelas Ok, aqui está o link:
https://antenati.cultura.gov.it/ark:/12657/an_ua35974335/0nkDpBr
Se não for pedir muito, consegue entender a profissão do pai Sabatino Maradei, e o sobrenome da mãe Maria Francesca (...)? Obrigado!
@steve_duarte , aparentemente o Antenati desativou os downloads nesta ultima alteração (não encontrei nenhuma opção para tal e, pesquisando no Google, vi diversas pessoas falando disso, algumas dicas que não funcionam mais, etc).
Como tudo o que está na tela SEMPRE tem como ser capturado, o que muda é somente o trabalho pra fazer isso. Eu fiz o seguinte para este registro especifico:
Não ficou maravilhoso, mas dá para ler. É ridícula essa limitação...
Quanto ao restante, respondo em privado.
@andrelas Entendi, muito obrigado pelas explicações! Estava procurando o botão de download como o do digitarq de Portugal que já estava mais acostumado 😂