Tenho alguma esperança?

Olá novamente. O bisavô do meu pai é português, e assim que eu estava com quase todos os documentos para aplicar para a cidadania do meu avô, ele faleceu. Então sei que por aqui não consigo mais.

No entanto, isso me deixou muito chateado e gostaria de tentar achar um outro português. A minha bisavó e vó paterna ainda são vivas e os meus dois avós maternos são vivos também.

Com a experiência de vocês, e olhando a minha árvore, acham que eu tenho alguma possibilidade? Não sei se é possível saber só pelos sobrenomes.

No momento estou esperando respostas de cartórios, e é bem difícil achar algo no RJ, ainda mais em cidade pequena. Como não é barato, gostaria de saber da opinião de vocês.

Vale a pena eu continuar investindo tempo e dinheiro?

Obrigado!

Comentários

• @lucasf_m , primeiro, meus sentimentos.

Em relação a sobrenomes, esqueça. Eles não querem dizer nada, pois são passados de geração a geração. Não é impossível, por exemplo, ter um ascendente de sobrenome "Kowalsky" que seja filho de um polonês com uma portuguesa, ou um ascendente de sobrenome "claramente português" que seja da sétima geração brasileira de um antigo imigrante português.

O que importa é, sempre, a pesquisa genealógica documental.

Em relação às pessoas que você mandou acima:

Do lado da sua mãe, consegui bastante progresso:

1) José Ignácio de Lemos e Maria Rosa Pacheco: PROVAVELMENTE Brasileiros (Nível de certeza: ALTA)

Fonte: nascimento da filha Marciliana

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G99K-X8GV

2) Manoel Muniz de Medeiros e Maria Soares de Rezende: PROVAVELMENTE Brasileiros (Rio Bonito) (Nível de certeza: ALTA)

Fonte: nascimento dos filhos Manoel e Emília

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXF9-73T

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXFK-K2

3) Anatólio Pacheco de Lemos e Joaquina Muniz de Medeiros (filhos dos casais acima) são quase certamente brasileiros por consequência, e realmente é o que consta nos nascimentos de filhos e nos óbitos

4) Rosemiro Franco e Florencia Maria da Cunha: PROVAVELMENTE Brasileiros (Nível de certeza: MÉDIA - declarado pela filha)

Fonte: casamento da filha Madalena

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67Q3-YDL

5) Florinda Firme do Amparo: PROVAVELMENTE Brasileira (Araruama, Rio de Janeiro) (Nível de certeza: MÉDIA - declarado pelo pai da criança)

Fonte: nascimento do filho João

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99HZ-WCKX

(?) José Antonio Teixeira: não consegui encontrar documentos que digam a naturalidade dele. Ele aparentemente NÃO era casado com a Florinda (ver nascimento do João), o que, aliado ao nome comum dele, dificulta mais as coisas. Há grandes chances de que seja brasileiro, mas não encontrei nada mais concreto.

IMPORTANTE: Além do José Antonio Teixeira (de quem, como disse, não encontrei NENHUMA referência da nacionalidade e pode perfeitamente ser português), todos os outros achados são indiretos e SEMPRE podem estar incorretos. Não estou AFIRMANDO que não são portugueses, apenas exponho os indícios.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Do lado da mãe de seu pai, não consegui progresso relevante:

Não me arriscaria a dar palpite sobre a origem deles, porque praticamente não encontrei documentos ou referências além de óbitos, que são reconhecidamente pouco confiáveis.

Você disse que sua bisavó paterna (Jeorgina) ainda é viva. Se possível, seria importante conversar com ela e ver o que ela lembra sobre os pais e avós: onde nasceram, próximo a que ano, se ela não tem uma pasta de documentos esquecida em algum armário, etc. Seria interessante também ter nomes de irmãos de todos, pois pode ser que se encontre um documento de um irmão de antepassado que dê pistas da origem deles. A história oral (ou seja, o que a sua bisavó relatar) não necessariamente será 100% correta (a gente esquece coisas, a gente ouve histórias de família que nem sempre são reais, etc), mas servem como pistas para as buscas.

Poste aqui qualquer informação adicional (da forma mais organizada possível) que conseguir, e eu e outros colegas podemos tentar avançar mais.

• @andrelas Nossa, muitíssimo obrigado! Você fez uma pesquisa incrível! Fico muito agradecido!

Minha bisavó tem 101 anos, então tá um pouco difícil de falar com ela, mas ela está bem lúcida. Minha vó lembra de muita coisa e estou pegando informações dela. No momento, estou esperando pela certidão de nascimento da bisavó pra poder confirmar os nomes e ter mais informações.

Nesse mesmo cartório, eles estão pesquisando a certidão de nascimento do meu bisavô, que eu espero que esteja lá também.

Já na parte materna, meu avô também está me ajudando. Pedi pra ele nomes e/ou documentos sobre bisavôs.

Estarei atualizando esse post quando tiver novas informações.

Novamente, muito obrigado pela ajuda!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.