Filho de português nascido em 1905

Olá, eu sou mais uma pessoa que tem um português na família mas é o bisavô do meu pai, e como meu avô é falecido, infelizmente eu não posso mais tirar a cidadania.

Mas, eu queria saber se tem alguma chance do Português ter registrado o filho dele como português também? Era comum isso acontecer naquela época? Onde eu posso procurar esses documentos, ou encontrar alguém que possa ver?

Obrigado!

Comentários

• editado November 7

@lucasf_m

eu queria saber se tem alguma chance do Português ter registrado o filho dele como português também?

Acho muito improvável que tenha acontecido. Nessa época (antes de 1911) não havia registro civil em Portugal e a certidão de batismo era o documento de "registro". Por esse mesmo motivo também não acredito que esse pai tenha ido ao consulado português registrar o filho, simplesmente por quê não havia registro civil a ser feito.

A possibilidade (remota) seria esse português ter ido a Portugal, levado o filho e batizado por lá e depois voltado ao Brasil. Apesar de não ser impossível, é muito improvável que tenha acontecido. Nessa época só se viajava de navio, levava semanas, as viagens eram caras, a maioria dos portugueses que imigraram para o Brasil eram pessoas humildes que nunca se deram ao luxo de parar de trabalhar por semanas e ainda custear uma viagem a Portugal ainda mais levando mais gente junto. Na minha opinião a chance de ter acontecido é próxima de zero.

Era comum isso acontecer naquela época?

Não.

Onde eu posso procurar esses documentos, ou encontrar alguém que possa ver?

Pode tentar procurar os livros de batismo da paróquia de onde o português veio na esperança de ele realmente ter feito uma viagem a Portugal para visitar a família, levou o filho e o batizou na mesma paróquia onde a família vivia. É procurar uma agulha no palheiro e a hipótese é remota, mas se for feito sem a pressão de ter que entrar com um processo de nacionalidade e for encarado como uma investigação sobre o passado da família, pode ser um bom passatempo para as horas vagas.

@andrelas @LeoSantos @CarlosASP @Nairolasai talvez vocês tenham outras opiniões ou vejam alguma possibilidade além das que citei.

• @ecoutinho Agradeço muito pela sua resposta! Obrigado!

Vou tentar olhar em outras partes da família.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.