Ajuda para encontrar certidão de nascimento do meu avô (nascido no RJ)
Olá, pessoal!Estou tentando encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô para dar entrada no processo de cidadania portuguesa da minha avó, mas está sendo bem difícil.Eu só sei onde ele casou, foi em Duas Barras (RJ) e já procurei em alguns lugares, mas não consegui encontrar o registro de nascimento dele. Estou há um tempo nessa busca e preciso muito achar esse documento com urgência, pois é o último que falta para eu poder dar entrada no processo.Se alguém puder me orientar sobre onde mais posso procurar ou como localizar o registro, ficarei muito grata.Qualquer dica será de grande ajuda!Muito obrigada desde já pela atenção e ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Samaramiranda todo processo de casamento é acompanhado da documentação obrigatória, sendo a certidão de nascimento uma delas. Se não tem outra alternativa, contate o cartório do casamento e solicite o desentranho do processo. Eles vão então criar uma cópia de tudo que foi apresentado pelos nubentes e, se tudo der certo, a certidão estará entre eles.
Eu fiz exatamente isso para um casamento da década de 40 em um cartório de Guarulhos, que tinha absolutamente tudo pra minha surpresa. Infelizmente a certidão que eu precisava não estava lá, mas havia outras pistas que ajudaram a chegar onde precisava, então serviu de todo modo.
@Samaramiranda ,
Esta parece ser a árvore dele no FamilySearch (PODE CONTER ERROS, É UMA ÁRVORE FEITA POR DIVERSAS PESSOAS):
https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/L1R1-HFK
Pelo que está nela (sempre pode haver erros, como disse), ele seria o primeiro dos irmãos a nascer no Brasil (o anterior a ele, Domingos, nasceu em Medrões, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal, mas o irmão que nasceu depois dele (Antônio) teria nascido em Duas Barras).
O casamento dele (Manoel):
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYXQ-N1G?view=index&cc=1582573&lang=pt&groupId=M9SQ-1WD
Diz que ele teria 28 anos em outubro de 1925, sugerindo nascimento entre 1896 e 1897. Já o óbito dele:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6RQ3-K1C?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79QT-66MM&action=view&lang=pt&groupId=M941-HM6
Diz que em março de 1972, ao falecer, ele teria 74 anos, o que sugeriria um nascimento entre 1897 e 1898 (óbitos são bem pouco confiáveis, porque obviamente não foi a pessoa quem declarou as informações).
Com isso, e considerando a faixa entre 1896 e início de 1898, verifiquei alguns dos livros de Duas Barras:
https://www.familysearch.org/pt/search/image/index?owc=9G5Q-RMS%3A113329701%2C113329702%3Fcc%3D1582573&cc=9G5Q-RM9:113329701?cc=1582573
Verifiquei os seguintes trechos dos livros abaixo:
Nascimentos 1895, Maio-1898, Nov (Pag 149 até o final, cobrindo do início de 1896 em diante)
Nascimentos 1896, Set-1898, Mar (inteiro)
Ou seja, cobri os livros de nascimento de Duas Barras para os anos de 1896 e 1897 e mais um pedaço de 1898, mas não encontrei o nascimento. IMPORTANTE: isso não quer dizer necessariamente que o nascimento não está nos livros de Duas Barras. As idades registradas em casamentos nem sempre são exatas, e ele pode ter nascido em outro ano e estar em outro local destes livros ou em outro livro. Caso queira, pode continuar a busca em outros livros de Duas Barras, em especial estes dois (mas pode estar em diversos outros, ou não estar em Duas Barras):
Nascimentos 1898, Dez-1899, Mar (não folheei)
Nascimentos 1898, Mar-1900, Fev (não folheei)
É importante ter em mente, no entanto, que ele pode ter nascido em outro local.
@lucena @andrelas
Muito obrigada pelas orientações! 🙏
Eu já entrei em contato com o cartório onde ele se casou e pedi a pesquisa do nascimento, mas me informaram que ele não nasceu lá. Mesmo assim, confirmaram que o casamento realmente foi registrado nesse cartório.
Atualmente, estou pesquisando também em Bom Jardim, já que é uma cidade próxima e pode ter sido o local de nascimento dele. Continuo na busca pela certidão de nascimento, e acredito que ele possa ter nascido em outra cidade da região, já que os irmãos nasceram em Duas Barras e em outros lugares.
Se alguém tiver alguma pista ou sugestão de onde mais posso tentar procurar, eu agradeço muito!
@Samaramiranda pergunte ao cartório de maneira expressa se "tem a certidão de nascimento no processo de casamento ou não?". Dizer que ele não nasceu lá não significa que o processo de casamento não tenha uma cópia dessa certidão.
Se não quiserem te dar essa informação de maneira verbal (que é direito deles), você pode pedir para desentranhar o processo completo e aí vai ter uma cópia de toda a papelada submetida pelos nubentes.
@lucena @andrelas
@lucena @andrelas
Eles responderam:
"Realmente não sei dizer. Acreditamos que esses documentos tenham sido descartados há muitos anos."
Sobre a habilitação de casamento, responderam que provavelmente foram descartados e que não sabem onde posso achar, não consegui nenhuma informação.
@Samaramiranda Sugiro ver tb em Cantagalo, pois naquela época Duas Barras pertencia a Cantagalo.
@Samaramiranda , uma estratégia que se pode tentar é traçar o "caminho" dele e dos pais, desde o casamento dos pais até o nascimento dele. Pode ser que, com isso, se descubra por onde os pais passaram e potencialmente outros locais onde ele possa ter nascido.
No casamento dele diz que ele nasceu no "Estado do Rio", o que sugere que ele de fato não nasceu em Duas Barras, mas em outro município do Rio.
PERGUNTAS:
Fiz uma pesquisa em Medrões, ano a ano, folheando os livros. Fui desde o casamento de Francisco e Lucinda (pais do Manoel) em 1887 até 1889 e confirmei tudo o que está no FamilySearch até ali.
(1) Casamento Francisco de Souza Guedes e Lucinda Rosa de Souza - Medrões, 04/12/1887
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/1a3232b136204defa6910f8a3e396fd1?isRepresentation=false&selectedFile=53424126&fileType=IMAGE
(2) Batismo de Filomena - Medrões, 24/11/1888 (02/11/1888)
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/8a0a7353a3ea46c8a01ec4ecc31558b7?isRepresentation=false&selectedFile=53423502&fileType=IMAGE
(3) Batismo de João - Medrões, 22/03/1892 (09/04/1892)
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/12e41552709d45078228a2ba855f0300?isRepresentation=false&selectedFile=53424889&fileType=IMAGE
(4) Batismo de Domingos - Medrões, 20/04/1894 (20/05/1894)
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/d0359d7515374105b35a9a1aea92a825?isRepresentation=false&selectedFile=53424214&fileType=IMAGE
Depois disso, busquei todos os livros abaixo e não encontrei nenhum filho do casal:
NÃO olhei os livros abaixo (se tiver tempo olho depois, mas considerando o intervalo grande desde o Domingos até eles, muito proavelmente o casal já havia deixado Medrões):
Tudo sugere que, de fato, Manoel já tenha nascido aqui no Brasil em algum momento a partir de 1895. Se puder, poste as respostas às perguntas lá de cima, bem como outras informações que possam ajudar a ter uma noção dos deslocamentos da família (datas e locais).
@andrelas Oii! Seguem as informações que consegui reunir até o momento sobre o casal Francisco de Souza Guedes e Lucinda Rosa (pais do Manoel de Souza):
Lucinda Rosa nasceu em 26 de maio de 1865, em Cabriz, freguesia de Medrões, concelho de Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real, filha de Maria Albina.
Ela se casou com Francisco de Souza Guedes em 04 de dezembro de 1887, em Medrões, conforme o registo de casamento disponível no Arquivo Distrital de Vila Real.
O casal teve em Portugal os filhos Filomena (1888), João (1892) e Domingos (1894) — todos com batismos registrados em Medrões.
Posteriormente, encontrei o passaporte de Lucinda Rosa, datado de 24 de abril de 1896, emitido também em Vila Real, onde consta a autorização para emigrar para o Brasil, saindo de Lisboa com destino ao porto do Rio de Janeiro.
Ela viajou acompanhada dos três filhos citados acima, enquanto o marido Francisco já se encontrava estabelecido no Brasil.
A chegada ao Rio de Janeiro foi confirmada em 18 de agosto de 1896,
conforme a lista de passageiros e o registro de entrada de estrangeiros.
Tudo indica que Lucinda veio grávida do Manoel, já que ele não possui batismo em Portugal e consta no casamento dele apenas “nascido no Estado do Rio”, o que reforça que ele realmente nasceu no Brasil, provavelmente entre o final de 1896 e 1897.
Vou deixar alguns anexos aqui:
Cartão de embarque
Assento de lucinda
livro de embarque, não estou conseguindo colocar o arquivo aqui mas está na página 7 e tirei print para ver as informações que tem no arquivo.
@andrelas
Segue a foto da lista de passageiros
@Nairolasai
Obrigada, vou procurar lá também.
Bom dia a todos!
Estou precisando achar a certidão de nascimento de minha mãe. Falecida. Filha de português. Fiz buscas em vários cartórios sem sucesso.
Sei todos os dados sobre ela, porém não sei o cartório que foi registrada.
Segue abaixo os dados:
Nome de nascimento: Nilza Marques da Silva
Mãe: Eva Marques da Silva
pai: Abílio Marques da Silva
Irmão: Nelson Marques da Silva
Data de nascimento: 02/09/1930
Rio de Janeiro
Agradeço imensamente aos amigos que puderem me ajudar!
Deus abençoe a todos!
Att:
Norma
@NSGG
Encontrei apenas o irmão Nelson (1929), deve ser o atual 8o RCPN já procurou lá?