Nova lei - algo muda para filhos?

Pessoal, bom dia!

Dúvida singela, meu pai é neto de Portugues, já obteve a nacionalidade dele por atribuição (como neto mesmo, o pai dele já era falecido).

Eu, portanto, sou filho de português.

Ainda não entrei com o processo. A nova lei muda algo?

Pergunto pq agora vi q agora até bisneto pode pedir, então meu medo é quererem me enquadrar nessa regra

Comentários

• Você continua sendo filho , nada muda por enquanto , mas se pode pede , basta ter o direito e não pedir pra poder perder

• @Carlos Eduardo SP

Ainda não entrei com o processo. A nova lei muda algo?

Não muda. É a forma mais simples e segura de obter nacionalidade por atribuição.

• @Carlos Eduardo SP como seu pai obteve a cidadania , hoje ele é um cidadão português e você é filho , logo você tira a cidadania pelo seu pai .

voce irá precisar apenas do assento de nascimento português do seu pai

sua certidão por cópia repografica apostilada , seu Rg cópia apostilado ( 10 anos ) ou cópia do seu passaporte com a filiação.

Formulario 1c assinado por autenticidade e pagamento do vale no valor de 175€

Envie para Acp do Porto endereço rua do Cunha 404 , 4200 -250 Porto - Portugal espere o prazo de 1 ano pra ficar pronto.

• @Carlos Eduardo SP

meu pai é neto de Portugues, já obteve a nacionalidade dele por atribuição  (...) Pergunto pq agora vi q agora até bisneto pode pedir, então meu medo é quererem me enquadrar nessa regra

Eu havia perdido essa parte do seu post. Confirmando o que a @Simeia Lobato disse:

Se seu pai obteve nacionalidade por atribuição ele agora é português e legalmente já era português quando você nasceu. Esqueça essa história de que ele é neto e você bisneto, quando seu pai se tornou português isso deixou de existir: ele é português e você filho.

Segue abaixo o link do guia com a documentação para o pedido como filho.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

• Muito obrigado a todos pelas respostas!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.