Dúvida sobre processo de nacionalidade e residência estando temporariamente fora de Portugal
Olá a todos,
Recebi uma proposta de trabalho temporário para fora de Portugal (fora da Europa), com duração aproximada de 1 ano, a iniciar no próximo ano.
A minha situação atual:
- Pedi a nacionalidade por tempo de residência em 2023.
- O processo está na fase de tomada de decisão desde outubro de 2024.
- Tenho autorização de residência temporária válida até finais de 2028 (renovei há mais de 1 mês e ainda não recebi o cartão, apenas o comprovativo do atendimento).
As minhas dúvidas são:
- Caso a decisão da nacionalidade saia enquanto estou fora de Portugal, é possível concluir o processo através de uma embaixada/consulado português?
- Relativamente à residência:
- Se eu estiver fora de Portugal até 1 ano (ou eventualmente regressar antes), posso ter problemas ao entrar novamente no país?
- No caso de a nacionalidade ainda não estar concluída, existe risco de que o tempo de residência já cumprido seja “resetado” e deixe de contar para efeitos de nacionalidade num futuro processo?
- Há algum risco de perder a autorização de residência, mesmo estando válida até 2028, apenas por ter estado esse período fora?
O meu objetivo é voltar a viver em Portugal depois desse trabalho. A saída seria apenas para ganhar experiência internacional e juntar algum dinheiro para investir numa casa.
Alguém já esteve numa situação semelhante ou tem conhecimento sobre este tipo de casos?
Obrigado desde já pelas vossas opiniões e partilhas!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@squalo , não sei responder à sua pergunta, mas achei interessante responder pra reforçar que o que tem acontecido até o momento não necessariamente é o que vai acontecer no futuro. Com o novo governo e a influência da extrema-direita nele, bem como com as diversas atitudes claramente ilegais que têm ocorrido em Portugal em relação a imigrantes que têm direito de lá estar e, ainda assim, sofrem uma série de problemas, leve tudo isso em conta na sua decisão.
Mas, repito, não sei responder quanto ao seu caso concreto, nem mesmo em relação ao status quo de até um ano atrás.
@squalo sobre a nacionalidade não sei responder, mas se sua autorização de residência é temporária não pode ficar fora do país por mais de 6 meses consecutivos ou 8 meses intervalados, nesse caso perde a autorização de residência.
@andrelas É verdade, também tenho notado que a situação dos imigrantes em Portugal tem estado a complicar-se bastante, e essa é uma das razões que me deixa a hesitar em aceitar a proposta. Ainda assim, tenho esperança que o processo de nacionalidade se conclua este ano, mas pelo que vejo a probabilidade é baixa.
@CarinaPt Obrigado pela partilha. Também já li bastante sobre essa regra de não poder estar mais de 6 meses consecutivos fora (ou 8 meses intercalados). No meu caso, como só iria no próximo ano, teria ainda estes 2 meses de 2025 e mais 6 de 2026 para o processo ficar concluído antes que houvesse risco de cancelamento da autorização de residência. À partida parece viável, mas como as coisas têm andado, já não sei se é de confiar…
O ideal seria mesmo esclarecer diretamente com a AIMA, mas o problema é conseguir falar com alguém que realmente saiba do assunto e, sobretudo, que seja possível formalizar por escrito alguma garantia de que não ficarei em risco de ver a autorização de residência cancelada.
@squalo acredito que se for a trabalho, e se não for por empresa portuguesa para descontar para Portugal (destacamento) pode ficar somente os 6 ou 8 meses, e ainda sim, você deve fazer uma marcação na aima onde você fez a tua AR, eles pedem que você faça uma carta autenticada em cartório informando a data da saída temporária do território nacional, pedem cópia da passagem de ida, cópia da AR e do passaporte. Se for para trabalho em empresa estrangeira, talvez você tenha problema se passar da data que a lei permite. Em 2022 eu fui para a Irlanda para fazer um curso e fiquei fora durante 2 anos, tudo está normal, meu processo está correndo desde 2023 e consegui renovar a AR, agora já estou aqui em PT outra vez. Para trabalhar é complicado, se você falar isso para a agente da Aima, é capaz dela ficar brava contigo 😂 Se informe antes de ir, o meu caso foi em 2022, não sei se mudaram alguma coisa atualmente. Boa Sorte!
@Mariooliver obrigado pela partilha! Acabei por recusar a oferta ,não cheguei a assinar o contrato. Decidi não arriscar 😅.