Busca da certidão do meu avô português
Olá pessoal, me chamo Maria Eduarda e estou buscando a certidão do meu avô português para dar entrada na nacionalidade da minha mãe e por extensão a minha também.
O problema é que, não sei o concelho e nem a freguesia que ele nasceu, por isso não consigo localizar pelo civil online.
O nome dele era Avelino Figueiredo Pessoa, filho de Maria de Jesus Pessoa e Alberto Figueiredo de Jesus, ambos portugueses, ele nasceu entre 1953 e 1954.
Ele veio pra cá com a mãe dele com apenas 1 ano de idade, conforme mostra no documento dela de registro consular em 1955.
Contratei uma empresa para tentar localizar, porém não estou sentindo que eles estão se empenhando na busca, eles me disseram que buscaram em Cantanhede, que é onde a minha bisavó nasceu e em freguesias vizinhas e não encontraram.
Sera que vocês podem me ajudar a localizar de alguma forma?
Comentários
@Mduda26 ,
primeiro, creio que tenha se enganado ao digitar o nome de seu bisavô. O correto seria Alberto de Jesus Figueiredo (e não o contrário), certo? Caso positivo, esta é a ficha consular de qualificação dele, caso ainda não possua:
http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/br_rjanrio_ol/0/fcn/rte/081202054/br_rjanrio_ol_0_fcn_rte_081202054_d0001de0001.pdf
E esta é a da sua bisavó, que você disse que possui:
http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/br_rjanrio_ol/0/fcn/rte/076601003/br_rjanrio_ol_0_fcn_rte_076601003_d0001de0001.pdf
Como você disse, seu avô Avelino está listado na ficha de sua bisavó como tendo um ano. Além disso, em ambos os cartões (do seu bisavô e da sua bisavó) está escrito que nasceram em Cantanhede, mas sem especificar se se trata do CONCELHO ou da FREGUESIA de Cantanhede, e que eram casados, e a numeração dos passaportes é sequencial. Na parte de trás dos cartões está escrito que teriam chegado no vapor Louis Lumière em 13 de Abril de 1955, Aqui está o manifesto (porto de Santos):
http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_BS/0/RPV/ENT/046924/BR_RJANRIO_BS_0_RPV_ENT_046924_d0001de0001.pdf
Eles três (o casal e o filho) estão na página 6:
(vou ter que quebrar a mensagem em duas por causa do tamanho...)
(CONTINUAÇÃO...)
Observe que a criança (seu avô) também consta como tendo nascido em Cantanhede.
Porém, existe a FREGUESIA e o CONCELHO de Cantanhede (a freguesia é uma das freguesias deste concelho). Não está claro se se referem à freguesia ou ao concelho no documento. Por outro lado, este registro no FamilySearch diz que ele não nasceu na freguesia de Cantanhede, mas na de Ourentã (outra freguesia do CONCELHO de Cantanhede):
https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/PSMJ-D7L
A fonte da informação seria o Cartão de Imigração, mas a imagem infelizmente não está disponível online:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVSJ-XDVZ?lang=pt
Eu arriscaria pedir pelo CivilOnline (10 Euros), dando a informação de que ele nasceu em Ourentã:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Outra opção seria pedir o que o Arquivo Público do Estado de São Paulo tem sobre eles (eu imagino que eles sejam os tais "custodiantes" do cartão que o FamilySearch não pode exibir), mas pode ser que não ajude tanto assim ou que simplesmente confirme que nasceram em Ourentã:
https://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/acervo/solicitacao_certidoes/delegacia
Pode ainda verificar se a conservatória de Cantanhede faria a verificação pra você:
https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/Entidade/2893/conservatoria-do-registo-civil
@andrelas você me ajudou muuuuuuito. Obrigada mesmo