Solicitar cidadania com nome de casada ou solteiro?

Boa tarde. Vou iniciar o meu processo de solicitação cidadania agora e fiquei com uma duvida de qual seria a forma mais fácil e que gera menos problema para conseguir cidadania. Eu deveria iniciar o processo o nome solteira ou casada?

Minha mãe é portuguêsa, tenho RG novo com nome da casada mas ainda tenho guardado o RG antigo com nome de solteira e meu passaporte brasileiro ainda está no nome de solteira.

Pergunto qual seria o processo mais fácil para iniciar o processo cidadania:

1)     Opção 1: Solicitar com o nome de solteira e depois sendo uma cidadã portuguesa alterar para nome de casada

2)     Opção 2: Solicitar com nome de casada e já enviar a certidão de casamento junto com os documentos. 

Qual seria a melhor opção?

Comentários

• editado October 21

@priconceicao

qual seria a forma mais fácil e que gera menos problema para conseguir cidadania. Eu deveria iniciar o processo o nome solteira ou casada?

Não há forma mais fácil ou mais difícil, há a forma certa e a errada. Explico:

Você não tem dois nomes (um de solteira e outro de casada). Você tinha um nome ao nascer (o de solteira) e ao se casar mudou de nome e o seu nome atual é o de casada. Esse é o nome que você precisa usar para se identificar ao assinar a declaração (o formulário) e o seu documento de identificação apresentado precisa estar válido e atualizado.

Quando seu processo concluir, você será reconhecida portuguesa desde o nascimento e será emitida um assento de nascimento português que vai refletir a sua situação ao nascer (portanto com estado civil solteira e nome "de batismo"). Depois disso você precisará transcrever seu casamento ocorrido no Brasil e como resultado seu estado civil em Portugal passará para casada e seu nome será atualizado para o que você adotou ao se casar.

Em resumo:

• Vai pedir cidadania usando o seu nome atual (de casada)
    • Quando for aprovado, será emitida uma certidão de nascimento com seu nome de solteira.
    • Você transcreve seu casamento e com isso seu casamento passa a ser reconhecido também em Portugal. Com isso seu nome lá muda para o de casada (e aí vc pode emitir CC e passaporte) e seu estado civil passa a ser casada, garantindo os direitos do seu cônjuge em Portugal.

As instruções para fazer seu pedido como filha estão nesse guia:

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C|

Boa sorte

PS: Pode ser que vc conheça casos ou tenha amigos que apresentaram documentos com nome diferente do que assinam e passou, ou mesmo casos de pessoas em que o assento de nascimento foram emitidos direto com nome de casada. Esses casos existem? Sim, mas são erros de processo que depois vão te dar trabalho para corrigir quando você precisar emitir documentos ou seu cônjuge for aplicar para cidadania.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.