Aplicação para os meus filhos em paralelo com os meus

Olá, peço desde já desculpa pela gramática incorreta, pois estou a utilizar o Google Translate.

Os meus pais nasceram numa das antigas colónias e são agora cidadãos portugueses. Enviei o meu pedido de cidadania (Artigo 1C), mas, devido à acumulação de processos, levará 4 a 5 anos para ser processado.

Tenho 2 filhos menores, mas, quando o meu pedido for aprovado, os meus filhos terão mais de 18 anos, pelo que o seu processo também demorará 4 a 5 anos. Gostaria de saber se faz sentido solicitar a cidadania deles com base nos meus pais (avós) em paralelo com o meu pedido enquanto são menores de idade.

O que acham e recomendam?

Comentários

• Se seu processo de filho estiver em Lisboa, realmente deve levar mais de 3 anos. No seu caso, acho que vale a pena mandar o deles como netos menores sim. Talvez acabem antes até do que o seu.

• Olá, sim, o pedido de cidadania (com base no facto de ser filho) foi enviado para Lisboa no início deste ano.

Haverá algum problema em solicitar a cidadania para os meus filhos (com base nos avós), mesmo que não tenha cidadania?

• @newapplicant

Não.

O máximo que poderia acontecer é eles reverterem o processo de netos para tramitar como de filhos, já que serias cidadã(o) português/esa; mas, com o tempo que está levando em Lisboa, isso é muito improvável de acontecer. E, mesmo que acontecesse, não seria um problema.

• Obrigado pela resposta rápida. Os meus filhos, menores de 18 anos, não falam português. Para pedir menores, quais são os requisitos (incluindo documentos) se o pedido for baseado nos avós? Existe algum site/página específica para consultar?

• editado October 17

@newapplicant

Qual o país de origem dos seus filhos? Pergunto isso por que se não forem naturais (tiverem nascido) e nacionais (tiverem cidadania) de país de língua portuguesa (as duas condições precisam estar atendidas) eles terão que comprovar ligação com a comunidade portuguesa para aplicar como netos.

Provavelmente fará mais sentido esperarem sair a sua nacionalidade primeiro para poderem pedir como filhos. Tem o problema de terem que pagar a taxa, pois já terão mais de 18 anos, mas por outro lado para filhos não é preciso comprovar efetiva ligação com a comunidade, nem falar português nem nada.

• editado October 20

Obrigado — são britânicos. Apenas alguns dados adicionais — os meus pais nasceram em Goa (antes da década de 1950), pelo que foi assim que os meus pais passaram a ser elegíveis para a cidadania portuguesa (desde o nascimento). Isso altera alguma coisa em relação à obtenção da cidadania pelos netos?

• editado October 20

@newapplicant

Como eles não nasceram e nem são cidadãos de um país de lingua portuguesa, eles teriam que comprovar "efetiva ligação com a comunidade portuguesa" para poderem ter os processos aprovados como netos. Essa efetiva ligação é algo muito difícil de comprovar se a pessoa não mora em Portugal há muitos anos.

Recomendo eles não aplicarem como netos. Aguardem você ter sua cidadania e então eles dão entrada na deles como filhos. Infelizmente terão a taxa de 175 euros cada um por que provavelmente serão maiores de 18 anos, mas o processo será muito mais simples. Como filhos a única coisa que precisam comprovar é que foram reconhecidos como seus filhos na menoridade.

Com relação ao prazo de 4 a 5 anos isso é verdade para processos que são enviados para Lisboa. No seu caso, como seus pais são Goenses, não havia outra opção, mas se entendo corretamente você nasceu em UK e por isso seus filhos têm a possibilidade de ter seus processos analisados em outras conservatórias (como o ACP - Porto) onde um processo de filho leva menos tempo para ser analisado (geralmente em torno de 1 ano).

• Na verdade, nasci na Índia, mas os meus filhos nasceram no Reino Unido. São cidadãos britânicos (tal como eu). Isso complica as coisas?

• @newapplicant

Não complica, nem impede nada, mas pelo que me lembro obriga o processo deles a ser feito por Lisboa (que é mais demorada). O ACP só analisa casos em que o ascendente português é natural (nasceu) em Portugal, Brasil, UE ou UK. @texaslady @eduardo_augusto se lembram se é isso mesmo? está correto?

• editado October 21

Obrigado. Mas existe algum caso especial em que, se nasceu nas ex-colónias antes de uma determinada data, o seu nascimento é registado em Portugal e é considerado cidadão desde o nascimento (para si, para os seus filhos e para os netos destes - 3 gerações)?

Os meus pais têm agora as suas certidões de nascimento e de casamento registadas em Lisboa - e, portanto, presumi que, se fizesse o pedido pelo 1C com base nisso, tecnicamente isso aconteceria comigo. Isto significa que, depois de passar pelo processo, serei considerado português desde o nascimento (e não apenas a partir do momento em que receber a cidadania) e a minha certidão de nascimento será registada em Lisboa.

E quando isso acontecer, será mais fácil para os meus filhos (que nasceram no Reino Unido)?

• editado October 21

@newapplicant

Acho que você está esperando algo mais complicado do que realmente é.

Se entendi corretamente, seus pais conservaram a nacionalidade portuguesa originária (o que significa que já nasceram portugueses, pois nasceram em Goa durante a administração portuguesa e conservaram a nacionalidade portuguesa). Isso já está superado.

Você, como filho de português originário, está com um processo de nacionalidade pelo artigo 1c. Uma vez aprovado você será reconhecido como sendo português desde o dia que nasceu. Apesar de haver regras internas do IRN sobre onde o processo pode ser analisado, o resultado final é o mesmo que foi para mim, que nasci no Brasil: se o pedido for com base no artigo 1c da lei da nacionalidade, uma vez aprovado a pessoa é reconhecida como sendo portuguesa desde o nascimento.

E quando isso acontecer, será mais fácil para os meus filhos (que nasceram no Reino Unido)?

Não é mais fácil nem mais difícil. Se seu processo de cidadania for aprovado você será português de origem, com os mesmos direitos que qualquer português nascido em Lisboa, no Porto ou Rio de Janeiro e seus filhos terão direito a pedir cidadania da mesma forma que você fez.

• Haha - Gosto de pensar demasiado nas coisas. Perguntei sobretudo porque disse que, se não tivesse nascido na UE, precisaria de enviar os pedidos dos meus filhos para Lisboa em vez do Porto (que é mais rápido). Com base no post acima, acha que ainda precisaria de enviar os pedidos dos meus filhos para Lisboa?

• @newapplicant

sugiro que dê uma olhada nesta discussão: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/368861#Comment_368861

também sou natural de goa e tive a mesma dúvida. já apresentei o meu processo através do ACP e, até agora, ele permanece no ACP. 

• @Shane_Rebelo

Muito bom, não me lembrava mais dessa discussão.

@newapplicant

O pedido dos seus filhos pode ser enviado ao ACP (Porto), mas de qualquer forma no momento é necessário esperar o seu processo concluir primeiro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.