Busca de certidão ou batismo de portuguesa

Estou há algum tempo em busca da certidão de minha bisavó Feliciana das Neves, filha de Francisco Joaquim Caracol e Maria das Neves. Feliciana tinha uma irmã chamada Justina. Não temos informações sobre o local de nascimento em Portugal, ano estimado de nascimento 1885. Seria possível encontrar por estes nomes?

Fico grata com qualquer informação que me ajude.

Comentários

• Marília LimaMarília Lima Member
    editado October 18

• @Marília Lima No Family Search aparece a árvore da família https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GM36-X66

Também é indicado o local e dia de nascimento da Feliciana. No entanto no registro de nascimento ela aparece apenas com o nome de Anna.

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/3444f1a9129d4158aa936d5a8f59766c?isRepresentation=false&selectedFile=35968898&fileType=IMAGE

• Exato. Porque não encontrei um registro de Feliciana.

• @Marília Lima Não se pode descartar a hipótese dela ter sido registrada como Anna e depois ter usado o nome de Feliciana. O que poderia tirar essa dúvida seria achar o passaporte dela na vinda para o Brasil (região norte).

Seria interessante tb tentar obter certidão de casamento dela ou a de nascimento de um dos filhos.

• @Nairolasai Obrigada pelas informações. Minha falecida tia avó, filha de Feliciana, dizia que Feliciana e sua irmã vieram fugidas para o Brasil e que Feliciana não casou. Tenho apenas a certidão de óbito da Feliciana. Tenho o registro de estrangeiros da Justinha emitido em Belém do Pará em 1945.

Caso a Feliciana não tenha mesmo vindo com nenhum documento para o Brasil, ainda assim uma certidão de nascimento de um dos filhos ajudaria? Estou tentando conseguir no Cartório de Boca do Acre (por suposição) o registro de nascimento de minha avó, já que os documentos dela emitidos em Belém informam nascimento em Purus-Amazonas, e não havendo um município chamado Purus, e pelas conversas e casamento de minha avó com meu avó nascido em Sena Madureira-Acre, considerei que talvez o documento esteja em Boca do Acre-Amazonas. Fiz o pedido de busca neste cartório há alguns meses, sem resposta até o momento, e também já contratei serviço de busca desta certidão com uma empresa há mais de 10 meses, sem algum retorno.

• NairolasaiNairolasai Member
    editado October 19

@Marília Lima Seria para ver o nome com que ela aparece nesses registros. Os mais importantes seriam o passaporte e a certidão de casamento, que vc mencionou que não devem existir.

Quanto ao município de Purus, existe essa informação obtida da IA:

Município de Purus – Amazonas (extinto)

• Criado: O município de Purus foi criado oficialmente no século XX.
    • Localização: Situava-se na região do rio Purus, no sul do estado do Amazonas, perto da fronteira com o atual estado do Acre.
    • Extinto: Posteriormente, o município foi extinto e desmembrado, e suas terras foram incorporadas a outros municípios existentes ou recém-criados na região.

🧭 Situação atual:

As áreas que faziam parte do antigo município de Purus hoje pertencem, principalmente, a outros municípios do Amazonas, como:

• Pauini
    • Lábrea
    • Canutama

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.