Dúvida sobre manter ou reiniciar processo – convolação de neta para filha (CRC Lisboa)

Olá a todos,

Gostaria da opinião de quem já passou por algo parecido.

Dei entrada no meu processo de nacionalidade como neta de português em 1/04/2024, enviando os documentos por correio para a Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa (CRC Lisboa).

Em outubro de 2024, a minha mãe recebeu a cidadania portuguesa, e em seguida eu pedi a convolação do meu processo de neta para filha.

Recebi resposta da CRC em fevereiro de 2025, informando que o pedido passa a tramitar ao abrigo do artigo 1.º, n.º 1, alínea c) — ou seja, agora o processo segue como filha de portuguesa.

Hoje liguei para a Linha dos Registos, e a atendente me informou que, independentemente de ser neta ou filha, os processos estão a demorar em média 4 anos na CRC Lisboa, e que talvez fosse melhor encerrar o processo atual e dar entrada em um novo como filha, numa conservatória mais rápida.

O meu processo ainda consta na Etapa 1 (submetido).

Além disso, tenho urgência na conclusão do processo, pois vivo atualmente em França e preciso da nacionalidade para não precisar mais de visto. Eu poderia fazer esse pedido com urgência, tomando em conta essa situação?

o que vocês acham?

Vale a pena manter o processo atual na CRC Lisboa ou seria mesmo melhor iniciar um novo noutro local? E se em outro local, qual vocês recomendam?

Alguém com experiência em convolação poderia partilhar se realmente o prazo é o mesmo?

Agradeço desde já pela ajuda e pelas partilhas!

Cumprimentos,

Mims

Comentários

• @Mims sim,infelizmente vc como processo 1 C tem demorado 4 anos mesmo.Nao há urgência nesse caso(para eles).Nao sei se é possivel o cancelamento,EU nao quis tentar pois ia demorar muito e acabei esperando.Foi péssimo.

• @guedesmarcia oii, muito obrigada! você não quis tentar o cancelamento pq o processo ia demorar ou recomeçar ia demorar? obrigada!

• @Mims o cancelamento ia demorar mais de 1 ano,dai nao quis tentar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.