Processo para cidadania não muda de fase
Estou criando este tópico para dividir com vocês o que está ocorrendo com o processo de cidadania de minha esposa. Em Setembro de 2024 dei entrada na solicitação de cidadania de minha esposa pelo ACP do Porto, minha esposa é filha de Pai e Mãe Portugueses, más logo entrou em funcionamento o novo sistema do governo que teoricamente foi criado para agilizar os processos e evitar demoras das solicitações recebidas. Em 09/10/2024 recebi um e-mail informando que o processo havia sido registrado no sistema e junto veio a chave para acompanhamento de andamento do processo, porém, venho acompanhando o andamento do mesmo constantemente e até o momento 11/10/2025, não ocorreu nenhuma mudança de fase, continua na fase 1 (Submetido) desde 09/10/2024.
Alguém mais teve ou está tendo problema igual ou similar a este?
Alguém sabe por que o processo não avança de fase?
Obrigado a todos!
Comentários
@FJSza os processos 1C do ACP têm levado atualmente pouco mais de um ano para concluir, segundo os dados da nossa planilha colaborativa. Logo, seu processo de setembro de 2024 ainda está dentro do padrão. Processos de filho, 1C, costumam passar por todas etapas em um dia, pois não dependem das extensas consultas externas que os demais processos passam.
Além disso, se o sistema ler a data de cadastro, e não a de chegada dos documentos, seu processo é do dia 09/10/2024; segundo a planilha o mais recente que temos notícias de aprovação é do dia 07/10/2024.
Resumindo, seu processo está dentro da normalidade, e possivelmente irá concluir em breve. Se isso acontecer, por favor, volte para contar e ajudar os demais em suas previsões.
@FJSza
Se puder, por gentileza inclua e mantenha atualizado o processo, na nossa planilha colaborativa: https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/filhos
Muito obrigado danazulayfarias!
Pelas informações e orientações referentes ao andamentos dos processos, tão logo eu tenha novidades boas referente à conclusão do meu processo, cor certeza estarei dividindo minhas informações com os demais membros do fórum.
Att,
FJSza.
Ok Eduardo,
Vou incluir meu processo na planilha colaborativa.
Att,
FJSza