Cartão cidadão
Tirei a cidadania da minha mãe para que pudesse facilitar a minha, já que no meu caso meu ascendente era meu avô. Bom, o assento de nascimento dela saiu hoje e a pergunta que eu faço é;
Vale a pena tirar o cartão cidadão dela? Quais as vantagens e desvantagens. Ela não almeja morar em outro país.
Aproveitando, para solicitar o cartão cidadão, qual é o passo a passo e quanto tempo demora?
att
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Juliocesar_
Vale a pena tirar o cartão cidadão dela? Quais as vantagens e desvantagens. Ela não almeja morar em outro país.
Valer a pena ou não é algo muito relativo. O que "vale a pena" para uma pessoa pode não ter utilidade nenhuma para outra.
Quando a pessoa emite seu primeiro cartão de cidadão, em um só documento ele "recebe":
Ele tem validade de 10 anos e a taxa de emissão é algo como 30 euros.
Se fizer um cálculo financeiro, ele custa 3 euros (~R$20) /ano. No meu caso é disparado meu documento com o melhor custo benefício.
Sobre ela não almejar morar em outro país, eu penso da seguinte forma: é algo que sempre pode mudar no futuro e esse é o tipo de coisa que é importante deixar pronto antes de vc precisar.
O segundo ponto: Mesmo que ela nunca mude de idéia e nunca more no exterior, é que o CC é um documento que te permite entrar a passeio na Europa como europeu, ou seja ao chegar no aeroporto vc não precisa dar explicação nenhuma a ninguém. Perguntas da imigração como: "o que veio fazer aqui? Quanto tempo vai ficar? Qual hotel vai ficar? Quanto dinheiro vc tem?" - simplesmente não se aplicam pois por ter o documento de identidade comprovando que é européia ela tem direito de entrar e sair quando der na telha.
Se ela não tem planos para a Europa, eu emitiria o CC e não emitiria o passaporte (esse sim, custa muito, dura pouco e só serve para viajar).
Aproveitando, para solicitar o cartão cidadão, qual é o passo a passo e quanto tempo demora?
O passo a passo e o prazo depende do consulado português que atende a sua região. Precisa consultar na página deles.
Perfeito!
Aproveitando o comentário...
O formulário 1c, para obter preciso pagar primeiro? Por que a pergunta.. Vou aproveitar que estou levantando a documentação do casamento da minha mãe e emitiria também meus documentos para meu processo de filho, caso eu possa preencher o formulário sem pagar eu ja iria imprimir, levar para o cartório e aguardar o tramit do casamento para pagar meu processo. Caso sim, teria o arquivo do formulário para me fornecer? Acho que não tenho mais o arquivo da minha mãe (o dela já era o modelo atualizado)
Referente ao envio dos meus doumentos para o meu processo, julga válido uma cópia simples do assento de casamento da minha mãe junto com meus documentos? No meu caso, tenho um agnome (mesmo nome do meu pai) e não tenho o sobrenome da minha mãe... seria mais pra facilitar o entendimento
att
@Juliocesar_
Concordo com a opinião do colega.
Acho que, se não for um transtorno logístico ou financeiro, vale a pena ter um CC.
Dito isso, parentes idosos (mesmo caso que o seu - fizeram para facilitar) nunca quiseram e não vai tirar o CC. Eles estão em um estágio da vida que a chance (e/ou vontade) de ir a PT (ou qualquer lugar fora do BR) é praticamente nula.
Tirar o CC exige deslocamento físico até um consulado (ou, em datas muito específicas, para um local que esteja tendo uma das itinerantes "permanências consulares"). Para quem mora em cidades do interior, isso já pode ser um desestímulo a mais para idosos.
E, dependendo de onde more, há um grau maior ou menor de dificuldade em conseguir agendar a data para pedir o CC.