Ajuda na verificação dos Documentos para a Cidadania por atribuição
Olá, tudo bem?
Gostaria de solicitar sua ajuda para confirmar a listagem correta dos documentos necessários para dar entrada na cidadania portuguesa.
Irei iniciar o processo pelo meu pai, para então dar entrada no meu.
Algumas informações sobre a situação:
- Meus avós paternos são portugueses.
- Meu pai nasceu no Brasil e foi registrado apenas pela minha avó.
- Na época, minha avó portuguesa estava divorciada do casamento anterior, conheceu meu avô em Portugal, e juntos vieram morar no Brasil.
Considerando que somente a minha avó registrou meu pai, gostaria de confirmar quais documentos são necessários para iniciar o processo de cidadania dele:
- Certidão de nascimento da minha avó (portuguesa) – atualizada.
- Certidão de nascimento do requerente (meu pai) – inteiro teor, por cópia reprográfica e apostilada.
- Formulário 1C.
- Comprovante de antecedentes criminais.
- Cópia do passaporte – ATENÇÃO, precisa que seja apostilada também ou apenas a cópia autenticada em cartório já é suficiente?
Agradeço muito pela orientação!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@bebeca15 a maioria das suas duvidas está respondida aqui https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/, sugiro que confira a sua documentação com este checklist antes de enviar. Não sei o que acham os colegas, mas quanto ao caso espercifico acho que sendo ambos os genitores portugueses eu enviaria junto as duas certidões de nascimento portuguesas dos pais ainda que tenha sido declarada só pela mãe.
Quando você diz que somente a sua avó registrou seu pai entendo que ela foi a declarante e não consta o nome do pai no registro, correto? Se for, basta o assento de nascimento dela mesmo.
Os documentos são esses mesmos, sendo que processo de filho não precisa de antecedentes criminais.
Quanto à cópia do passaporte, precisa autenticar e apostilar sim.
Siga o guia que o colega acima compartilhou que não tem erro.
Obrigada pelas informações! Gratidão!
Como ela já é falecida, vocês saberiam informar se é necessário também a certidão de óbito?
@bebeca15 da portuguesa apenas o assento de nascimento, independemente de estar viva ou não; siga a lista que tem tudo que precisa lá... evite enviar documentos "a mais" geralmente mais atrapalham que ajudam.
Entendi Alan! Perfeito!
Eu tenho em mãos um registro do assento de nascimento dela emitido em 2002, você acredita que esse documento eles aceitam ou será necessário emitir um mais atualizado no Civil Online?
Muito obrigada pelo o esclarecimento.
@bebeca15 em tese não precisaria pois estaria a disposição do Conservador para consultar no sistema, especialmente se ja estiver "informatizada" (não sei se em 2002 estava). Neste caso eu no seu lugar gastaria 10 euros a mais e pediria uma via atualizada no civilonline para garantir... Há colegas que dirão que não precisa, e também estarão certos kkk fica a seu critério.
Entendi Alan! Muito obrigada.
A certidão de nascimento do requerente só precisa ser postilada ou também precisa ser feito o reconhecimento de firma?
Olá, tudo bem?
Gostaria de solicitar sua ajuda para confirmar a listagem correta dos documentos necessários para dar entrada no processo de cidadania portuguesa.
Irei iniciar o processo pelo meu pai, para posteriormente dar entrada no meu.
Como apenas a minha avó registrou o nascimento do meu pai, gostaria de confirmar quais documentos são necessários para o processo de cidadania dele:
Tenho duas dúvidas específicas:
Agradeço desde já pela atenção e pela orientação!
@bebeca15
É essencial para o bom funcionamento do fórum evitar postagens repetidas sobre o mesmo tema de uma mesma pessoa:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/376784#Comment_376784
@Admin pode unificar?
@bebeca15 se vc ler o guia (link que lhe enviei) verá que está especificado a forma que deve ser a certidão de nascimento, siga como está la que não tem erro 🙏🏻