Certidão de nascimento com mais de cem anos ano 1904
Bom dia!
Estou há trinta dias tentando obter a CERTIDÃO de NASCIMENTO do meu avô. Ocorre que, por ter mais de cem anos pela data de nascimento, a localização está difícil. A última resposta que recebi, segue abaixo:
"Quanto à sua solicitação, a mesma não será possível satisfazer pois o Arquivo Distrital do Porto só tem registos de batismo/nascimento referentes à freguesia de Silvares concelho de Lousada até o ano de 1900.
Depois dessa data deverá encaminhar o seu pedido para a Conservatória do Registo Civil de Lousada.
R. Santo António 293, 4620-654 Lousada
Telefone: 255 820 150
Horário: Aberto ⋅ Fecha às 16:00
Com os melhores cumprimentos
ADP"
Segui a orientação conforme acima e até o presente momento não obtive resposta do Concelho de Lousada.
Obs: Mencionei dados como: data de nascimento, concelho, freguesia, distrito e número de PASSAPORTE e livro para facilitar as buscas. Só para constar, encontro-me no Brasil/RJ.
Alguém tem uma dica que possa me ajudar na busca do documento, por favor?
Jorge Silva.
Comentários
@JorgeFer solicite pelo civil on-line seguindo este guia Como solicitar certidões pelo civilonline atenção especial para a observação no final que ensina a pedir com mais de 100 anos
@AlanNogueira muitíssimo obrigado pela orientação!
@JorgeFer
Só complementando: foi para esse email que mandou o pedido?
Registo Civil Predial e Comercial de Lousada
Email: registos.lousada@irn.mj.pt
Esse é o email da conservatória; não adianta contactar o concelho em si.
Em todo caso, cada conservatória tem seu tempo para responder esse tipo de pedido.
O outro caminho é o que o colega mencionou; pagando os 10 euros ao civilonline. A vantagem do civilonline (órgão do governo PT) é que um pedido deles tem mais "peso" que o email de um desconhecido (como nós).
No fim, o pedido do civilonline vai bater no mesmo lugar: a conservatória de Lousada, que é quem está com os livros dessa época para essa freguesia.
Como é um registro muito provavelmente ainda não informatizado, mas com o livro ainda em posse da conservatória, eles provavelmente vão entrar os dados no sistema digitalizado e criar e te enviar um assento de nascimento digitalizado (igual ao dos nascidos pós 1911)
@CarlosASP obrigado!
Já solicitei a certidão conforme orientação do @AlanNogueira e agora, me resta esperar.
De toda maneira, a sua informação é muito útil.