Busca de Certidão de Casamento em Niteroi
Pessoal, bom dia
Estou em busca de uma certidão de casamento dos meus trisavós em Niterói.
Casimiro Sant'Anna Bordon e Maria da Conceição Gonçalves.
Estimamos que eles tenham se casado entre 1882 (Ano de chegada de Casimiro no Brasil) e 1894 (Ano de nascimento da filha Maria do Rosário).
Sabemos que eles se casaram em Niterói por conta da certidão de nascimento da filha Maria do Rosário.
Já varremos o Family Search em busca de informações, mas não achamos. Já entramos em contato solicitando busca nos cartórios de Niterói.
Alguém pode ajudar iluminando um novo caminho?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@CarolinaViana ,
Verifiquei os livros disponíveis do registro civil de Niterói no FS e a maioria dos distritos/zonas não tem documentos tão antigos. Dos poucos que tem, uns dois tem documentos a partir de 1894 e um deles a partir de 1889. Assim, uma sugestão (extremamente trabalhosa, que consome muito tempo e que pode não dar em nada) seria folhear TODOS os livros de casamento existentes que cubram estes anos e ver se encontra:
https://www.familysearch.org/pt/search/image/index?owc=9G5S-BZ9%3A113332901%3Fcc%3D1582573&cc=1582573
Pode ser também que eles tenham se casado apenas no religioso. Neste caso, há diversos livros disponíveis em uma das paróquias, nos quais seria preciso fazer a mesma busca manual
https://www.familysearch.org/pt/search/image/index?owc=M6ZG-BZ9%3A131775601%3Fcc%3D1719212&cc=1719212
Note que, pelo que vi, nenhum deles está ainda indexado (ou seja, as buscas pelos nomes jamais encontrarão o casamento, só mesmo folheando. Reforço que pode ser que o casamento não esteja em nenhum destes livros, e você leve dias procurando e não encontre. Mas... É um caminho.
Caso algum outro colega queira tentar ajudar, deixo aqui (caso ajude em algo) o nascimento da Maria do Rosário citada (filha do casal): https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6Q43-CT9?view=index&lang=pt&groupId=M935-ZQR&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQPQ4-Q1WB&action=view
Há ainda uma árvore da família, mas que ajuda pouco e contém erros (vi documentos anexados ao Casimiro que não são dele): https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GGTD-3NT
Finalmente, peço que a @CarolinaViana confirme: se trata de dois espanhóis, correto?
@andrelas
Muito obrigada pelo retorno e orientação.
Sim, são dois espanhóis. Já busquei bastante nesses livros e não tive sucesso. Mas, vou olhar atentamente os links enviados.
Não sei se a Cúria de Niterói tem mais livros em seu acervo.
Você acha que pode ter acontecido deles terem se casado na região de Campos dos Goytacazes, ou até no Rio mesmo, e informado no nascimento da filha que se casaram em Niterói?
Sabe me dizer se há registro de pessoas que trabalharam no porto do Rio?
Obrigada!
@CarolinaViana ,
Você acha que pode ter acontecido deles terem se casado na região de Campos dos Goytacazes, ou até no Rio mesmo, e informado no nascimento da filha que se casaram em Niterói?
Possível sempre é, mas não acho provável. Niterói era a capital do antigo estado do Rio de Janeiro (antes da fusão com a Guanabara) até 1894 e, depois, de 1903 até 1975, quando houve a fusão, logo era uma cidade grande para a época. Não faria muito sentido citá-la sem motivo. Além disso, no nascimento da filha está que:
Se estivesse tudo igual acharia mais provável que fosse um engano, mas eles fizeram questão de listar cada coisa separadamente (nasceu aqui, casou ali, moro acolá), o que diminui (não anula) a probabilidade de erro.
A pergunta mais importante é se se casaram no civil ou no religioso. Pelas pesquisas que fiz, o cartório do 1o. distrito de Niterói foi fundado em 1889:
O do 2o. distrito é ainda mais antigo, de 1883:
Logo, é possível que eles tenham de fato se casado no civil. Isso é reforçado pela forma como está escrito acima, no nascimento da filha deles... Em muitos casos (não posso dizer que seja sempre porque antigamente as coisas eram bem pouco padronizadas), quando a pessoa se casou apenas no religioso, isso fica explícito no registro. Como o escrivão escreveu apenas "casados em Niteroi", creio que existe uma chance razoável de que tenha sido no civil.
Você tentou contato com os dois cartórios acima? Sei que você não sabe ao certo o ano, mas creio que não fossem tantos casamentos assim naquela época, e eles possivelmente cobram um pouco mais pela busca, mas fazem mesmo assim. Seria uma boa tentativa.
Sabe me dizer se há registro de pessoas que trabalharam no porto do Rio?
Não sei dizer mas, ainda que haja, a probabilidade de você encontrar o casamento deles, ou alguma informação que aponte para onde ele está, seria bem pequena (embora, como sempre, nada é impossível).
Como se trata de espanhóis: você tentou uma busca no Arquivo Nacional? Você precisará do nome todo + data de nascimento, ou nome todo + nome dos pais, para isso. Eles mantém dossiês de estrangeiros lá (por exemplo, antigamente existia uma delegacia de estrangeiros, e todos eles eram obrigados por lei a se registrarem na delegacia). Encontrei o passaporte do meu avô dessa maneira. Pode ser que não achem nada; pode ser que achem muita coisa; etc. Só tentando. A busca não tem custo e, se acharem algo, cobram apenas pelas fotocópias:
https://consulta.an.gov.br/
@andrelas
Muito obrigada pela sua ajuda!!!
Conseguimos diminuir o período da busca.
Acreditamos que tenha ocorrido entre ago/1882 e abr/1884.
Entrei em contato com os dois cartórios, os acervos dos dois cartórios começam em 1889.
Questionei o Cartório de Piratininga sobre os livros anteriores e a resposta que eu tive foi "Não sei, nosso acervo começa em 1889".
Solicitei a busca no 1o rcpn e veio negativo.
Se alguém tiver mais ideias em como seguir com a busca, por favor, compartilha aqui.
@CarolinaViana
Um casamento entre 1882 e 1884 será necessariamente religioso.
O registro civil só entrou em vigor em 1889.
Já achou batismos de todos os filhos do casal? Se der sorte. algum batismo pode ter algo sobre onde os pais casaram no religioso,
Existe sempre a possibilidade de terem casado no civil e no religioso em datas bem diferentes. Já vi casos que foram com muitos anos de diferença.
Há um site com o acervo da cúria de Niteroi. Não sei se está atualizado. Também precisaria saber com eles que paróquias existiam nestas datas:
https://acmnit.wixsite.com/acmn/acervo
@CarolinaViana Qual o motivo para vc ter dito q limitou a busca entre 82 e 84?
Como conheço bem a cidade, qq busca naquela época deve começar pelas paróquias de São Lourenço e catedral de São João.
@CarlosASP
Estamos buscando todos os batismos. O site da Cúria é muito limitado. Todos os livros que têm disponíveis online, já verificamos e não achamos.
@Nairolasai
Ele chegou ao Brasil em Ago/1882 e a primeira filha nasceu em dez/1884.
Achamos no jornal "Baptisados - Dia 27. Josepha, nascida a 15 de Dezembro de 1884, filha legítima de Casimiro Sant'Anna e D. Conceição Gonçalves"
Já solicitamos o batismo dela na Igreja em Campos dos Goytacazes, mas eles pedem um prazo longo para a busca.
@Nairolasai
Na Cúria de Niterói, pelo menos no site, não indica livros de casamentos na Paróquia de São Lourenço. Sabe me dizer onde ficam os livros de casamento desta igreja?
@CarolinaViana O FS tem os livros, mas dei uma olhada e justamente no período de interesse não constam. https://www.familysearch.org/pt/search/catalog/koha:311893.
A chance maior continua sendo, em Niterói, a catedral de São João Batista, que fica bem no centro da cidade e englobava uma grande parte da população naquela época. Nessa constam os livros do período procurado.
@Nairolasai
Na São João Batista não tem, já reviramos todos os livros e nada.