Está tudo certo com minha documentação?

Olá a todos.

Irei realizar o processo de nacionalidade por atribuição para filho maior. O português é meu bisavô, já falecido, e a filha é minha avó, viva.

Já tenho:

• "certidão narrativa de batismo" do português, obtida via arquivo distral de portugal. O documento diz a localização exata do arquivo de registro, e cita nome dos pais e avós paternos e maternos dele.
  • Cópia reprográfica da certidão de nascimento apostilhada (não consta averbamento de casamento)
  • Cópia reprográfica da certidão de casamento apostilhada (pois a filha mudou de nome no casamento)

Ao meu ver, o que falta agora é:

• Fazer o pagamento da taxa de 175 euros, preencher o formulário 1C e autenticar em cartório.
  • Cópia autenticada e apostilhada do RG.

Isso está correto ? Falta algo ?

Minha dúvidas:

• Tanto a certidão de nascimento quanto a de casamento não estão completamente legíveis, é preciso fazer um certo esforço pra conseguir entender. São documentos antigos, o nascimento de 1956 e o casamento de 1975 aproximadamente. Isso dará problemas ? (obs: mostrei para um colega que trabalha em cartório, ele disse que consegue ler sim, isso tranquilizou um pouco).
  • Antes de enviar os documentos para portugal, é recomendado tirar cópias autenticadas? Isso teria alguma validade para uso futuro ?
  • O link de pagamento é o que está fixado nesse tópico ? Não encontrei esse link nos sites oficiais de portugal. Como saber se estarei fazendo o pagamento no link certo ?
  • Encontrei o formulário 1C disponível em sites oficiais de PT. Devo preencher aquele ou virá algum por e-mail ?
  • Existe alguma diferença entre enviar os documentos para portugal via DHL ou Correios ? Existem outras opções?

Comentários

• editado October 7

@imdaaniel

Use como referência a lista de documentos nesse guia:

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

Sobre as dúvidas:

Tanto a certidão de nascimento quanto a de casamento não estão completamente legíveis, é preciso fazer um certo esforço pra conseguir entender Isso dará problemas ? (obs: mostrei para um colega que trabalha em cartório, ele disse que consegue ler sim, isso tranquilizou um pouco).

Se é possível ler não se preocupe. Eles que lutem.

Antes de enviar os documentos para portugal, é recomendado tirar cópias autenticadas? Isso teria alguma validade para uso futuro ?

Fazer cópia autenticada não ajuda, vai ser apenas desperdício de dinheiro. O que te recomendo é escanear tudo e guardar com você. Na eventualidade de uma exigência ou questionamento ter uma cópia exata de tudo que está na conservatória facilita muito a vida.

O link de pagamento é o que está  ? Não encontrei esse link nos sites oficiais de portugal. Como saber se estarei fazendo o pagamento no link certo ?

No guia que te passei acima tem o link correto. Caso queira ir diretamente "na fonte", vá no site de "Modelos e Impressos do IRN", clique em nacionalidade, e na modalidade "Atribuição" vai encontrar o link de pagamento para filhos e para netos (cuidado pq os valores são iguais mas os links diferentes).

Encontrei o formulário 1C disponível em sites oficiais de PT. Devo preencher aquele ou virá algum por e-mail ?

Preencha o que virá por email junto do recibo do pagamento da taxa. Essa versão que virá anexa terá o código de confirmação de pagamento da taxa no cabeçalho.

Existe alguma diferença entre enviar os documentos para portugal via DHL ou Correios ? Existem outras opções?

Ambas opções funcionam.

A diferença é o preço (a DHL geralmente é bem mais cara), o prazo (a DHL costuma entregar alguns dias mais rápido, mas para um processo que leva 1 ano esses poucos dias não fazem muita diferença), a opção de fazer um seguro no caso de perda dos documentos (a DHL oferece a opção de segurar os documentos e se perderem o envio te reembolsam até o limite de R$1.000 se me lembro corretamente) e quem faz a entrega. O correio leva os documentos até saída do Brasil e a partir daí a entrega é feita pelo CTT (correio português). A DHL faz ela mesma a entrega ponta a ponta.

• Obrigado pelo retorno @ecoutinho !

• A certidão de nascimento da filha não tem que ser em inteiro teor?

as certidão não tem que ser novas, com menos de um ano de confecção?

ou não tem nada a ver?

• editado October 12

A certidão de nascimento da filha do português tem que ser por cópia reprográfica, que é a que vem com uma foto da página do livro impressa. Ela é de inteiro teor porque tudo que tiver ali vai estar na foto, mas não é a mesma coisa que inteiro teor digitada.

Teoricamente não existe um prazo de validade definido, mas o recomendado é ter menos de 1 ano de emissão.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.