Para atribuição de filho, ACP ou Consulado de Portugal nos Estados Unidos?

Existe alguma vantagem em aplicar a cidadania no consulado português do meu país (EUA)? Ou devo enviar o pedido diretamente para a ACP? Nos EUA, o consulado não exige que os documentos sejam traduzidos para português, é o mesmo para pedidos enviados para o Porto? Obrigado.

Comentários

• LeoSantosLeoSantos Beta
    editado October 3

@joao97 ACP é melhor, sem dúvida nenhuma

Sobre a tradução, veja o que diz o regulamento da nacionalidade portuguesa:

Quando escritos em língua estrangeira, os documentos apresentados para instruir as declarações e os requerimentos são acompanhados de tradução feita ou certificada, nos termos previstos na lei, salvo se estiverem redigidos em língua inglesa, francesa ou espanhola e o conservador de registos ou o oficial de registos não determinar a apresentação da respetiva tradução

• No consulado vai demorar mais e não tem como acompanhar online.

No ACP leva em torno de 1 ano, mas atualmente tem o risco de ser sorteado para outra conservatória mais lenta. Pelos relatos, parece que a maioria fica lá mesmo.

Quanto à tradução, nas normas diz que se for em inglês não precisa de tradução do inglês se o conservador dominar o idioma. Ou seja, teoricamente nao precisa, mas se der azar de cair em um conservador que não fale inglês ele pode pedir. Sinceramente, se fosse eu, acho que arriscaria mandar em inglês mesmo.

• @joao97

Veja esse comentário sobre as razões de evitar consulados para processos de nacionalidade:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/376525#Comment_376525

Consulado é útil para tirar Cartão do Cidadão, passaporte. Em alguns casos, pode ser bom para transcrição de casamento.

• @joao97

Existe alguma vantagem em aplicar a cidadania no consulado português do meu país (EUA)?

Só existem desvantagens: demora o dobro do prazo, não tem como acompanhar o andamento, exigem coisas que só fazem sentido na cabeça deles etc. Se pesquisar no fórum vai constatar que 100% das pessoas que fizeram pedido de nacionalidade via consulado, geralmente pq acham mais cômodo ou por que preferem entregar os documentos pessoalmente achando qua isso vai ajudar em algo, depois se arrependem.

• joao97joao97 Member

Muito obrigado. Tenho outra dúvida, no formulário 1-C, preciso preencher o Quadro 4 ou 5 se pagar online com o IRN?

https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

• Pode deixar em branco.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.