Pedido de ajuda – Certidão de casamento dos meus bisavós
Olá, pessoal. Espero que estejam bem.
Estou tentando localizar, pelo FamilySearch, a certidão de casamento do meu bisavô Pedro Antonio Dias com minha bisavó Julieta Campos Dias. Já reuni algumas informações, mas tenho dificuldade em compreender a escrita antiga dos cartórios. Será que alguém poderia me ajudar, por gentileza?
As informações que possuo são as seguintes:
- O casamento ocorreu em 1917, na freguesia de Santana (Terceira Pretoria) – informação indicada na certidão de nascimento da filha Olinda.
- A primeira esposa de Pedro (Maria Lage) faleceu em 26/04/1917.
- A primeira filha com Julieta (Olinda) nasceu em 09/04/1918.
- Dessa forma, presume-se que o casamento tenha ocorrido entre 27/04/1917 e julho de 1917 (considerando o nascimento da filha em abril de 1918).
Acredito que esses elementos podem ajudar a restringir a busca.
Desde já, agradeço muito pela atenção e por qualquer orientação ou auxílio que puderem oferecer.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.

Comentários
@yldp
Freguesia de Santana deve estar no atual 3o RCPN (R Graça Aranha, no Centro) já pediu busca lá ? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias
@yldp ,
No nascimento de Olinda, em 12/04/1918, está escrito que:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-63BS-Z1J?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79CB-88W2&action=view&lang=pt&groupId=M9DF-7NB
A capa do livro onde está registrado o nascimento mostra que ele estava, no momento da digitalização, na sexta circunscrição:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-63BS-WGQ?view=index&lang=pt&groupId=M9DF-7NB
Tudo isso (endereço onde moravam e anotação no nascimento) sugere fortemente que o livro que contém o casamento estava também de posse da mesma sexta circunscrição no momento em que foi escaneado. Isso bate com a linha do tempo das pretorias/circunscrições, já que os livros foram escaneados em 1982:
Note que a sugestão do @AlanNogueira TAMBÉM me parece correta, pois em reorganizações POSTERIORES à data em que os livros foram escaneados esta região geográfica passou a estar sob responsabilidade do 3o. RCPN, conforme a mesma tabela acima. Assim, você pode pedir a busca ao 3o. RCPN como sugerido pelo AlanNogueira e em paralelo pode tentar encontrar manualmente o casamento em um dos livros abaixo:
https://www.familysearch.org/pt/search/image/index?owc=9G54-ZNL%3A113334201%2C135195401%3Fcc%3D1582573&cc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573
Os que eu marquei com um asterisco (*) estão indexados, o que diminui (mas não exclui) a probabilidade do casamento estar neles pois, se estivesse, e se não houve erro na indexação, o casamento deveria aparecer nas buscas. Sobram os que estão em negrito. Sim, é extremamente trabalhoso e a letra do escrivão não era das melhores, mas é uma alternativa enquanto espera a resposta do cartório ou caso o cartório diga que não encontrou. Quanto ao período, concordo que o falecimento da esposa anterior é um bom marcador de tempo, mas o nascimento da Olinda não quer dizer muita coisa. Antigamente, era MUITO mais comum do que imaginamos que o casal engravidasse sem estar casado (tenho alguns casos na minha árvore). Neste caso específico, a diferença de idade do casal e o pouco tempo após o falecimento da esposa anterior fazem isso ser mais provável ainda. Contar nove meses para trás a partir do nascimento da Olinda não é garantia, portanto... Só sabemos que o casamento se realizou em 1917 porque isso está escrito no nascimento da Olinda, mas pode ter sido em qualquer mês após a morte da primeira esposa.
Tudo isso, claro, são possibilidades, Nada é impossível nos cartórios, e este livro pode estar em qualquer lugar, infelizmente.
Numa nota adicional, caso se interesse, a casinha onde eles moravam continua de pé:
Não sei o quão segura é a região - se decidir visitar, se informe antes. Fiz alguns tours genealógicos no Rio de Janeiro e em Portugal, visitando endereços onde meus antepassados moraram, e foi bem interessante.
@yldp
Na busca sugerida pelo @AlanNogueira , eu expandiria as datas que você presumiu para o casamento - até a data de nascimento de Olinda.
Julieta tem dois registros de nascimento. O primeiro feito em 30/03/1901, um dia depois de seu nascimento. Foi feito por um Cyriaco, pois o pai tinha falecido em outubro de 1900. Desconfio que a mãe era analfabeta.
Mas ela tem um segundo, declarado pela mãe, em 15/11/1917. Não vi menção a Julieta ser casada. A mãe não assina (alguém assina por ela - por isso desconfio ser analfabeta)
Não era raro as pessoas perderem e não saberem quando ou onde os filhos tinham sido registrados. E achavam mais fácil fazer um registro novo quando surgia a necessidade. Talvez a necessidade aqui fosse justamente para poder casar com Pedro. Nesse segundo registro, colocam seu nascimento como 24/03/1901:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DCNQ-PY1
Se voce olhar no termo de abertura (imagem 2 do link acima) vai ver que esse registro de 1917 também é da freguesia de Sant'anna (então terceira pretoria), atual 3 RCPN.
O FS fez uma certa confusão com os livros do atual 3 RCPN - mas acho que os de casamento de 1917 da então freguesia de Santana realmente não estão online. Por isso não apareceria esse casamento. Já iria direto perguntar no 3 RCPN.
@CarlosASP concordo contigo o mais direto é já pedir a busca no 3o Rcpn
Obrigado pessoal! AJudaram muito.