Existe fila ou não!

Tenho acompanhado a estatística de casos CONCLUÍDOS por aquisição de nacionalidade por Casamento. Fiquei surpreso ao ver o case "@mlazevedo13" concluído em 873 dias, estando o meu case com 1267 dias, ainda na fase de decisão. Teria havido erro no cadastramento na Planilha do Fórum? Alguém tem situação semelhante?

Comentários

• editado September 29

@Captain

Esse caso não é por casamento (art 3.1), mas por união de facto (artigo 3.3). Está perfeitamente em linha com a tabela divulgada recentemente da CRC.

É bom olhar sempre com algum ceticismo quando aparece algum caso que parece desviar muito da curva. O usuário certamente não tinha intenção de causar confusão, mas como postou a conclusão de um processo de união estável no tópico de processo de casamento gerou certa comoção por parecer que destoava muito do restante.

Se pesquisar o histórico de postagens do mesmo usuário vai ver um post de 2024 onde ele informa que é um processo por união de facto.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/376357#Comment_376357

• @Captain eu vi esse caso e fiquei "chateada",porém o dele é por uniao estável que anda mais rápido.Porque anda mais rápido?pq é outra fila?é justo?EU nao acho,mas como minha opiniao nada vale,só me resta engolir seco e esperar.

• editado September 29

@guedesmarcia

Eu imagino (mas é apenas suposição) que união de facto ande mais rápido por ter um volume menor que casamento.

Para quem tem união estável celebrada fora de Portugal o processo fica muito caro pois demanda homologar judicialmente a união estável antes de entrar com o processo, o que além de caro leva tempo.

Acredito que a maioria das pessoas acabe convertendo a UE em casamento e entrando como cônjuge, se essa premissa for verdadeira, isso faz a fila de processos por casamento ficar muito maior que a de união de facto.

A propósito, eu fiz exatamente isso: vivia em união estável já há 10 anos quando decidi iniciar o processo de nacionalidade portuguesa de neta de minha mãe... Naquele momento casei com minha esposa para simplificar a vida e evitar ter que fazer uma homologação judicial da união no Brasil e depois homologar a sentença em Portugal para só depois entrar com o processo dela quando chegasse a sua vez. No fim das contas, o prazo deve ficar igual, mas o custo e a complexidade ficam bem menores.

• Acho que o ponto mais importante aqui é que, antes de sofrer de azia e indignação "por estar sendo prejudicado", entender que, como diz o ditado "uma andorinha só não faz verão".

Repetidamente vemos aqui no fórum posts "indignados" citando o caso X na planilha que "passou na frente do meu processo Y".

Primeiro de tudo, a planilha é cheia de erros. Ninguém tem como verificar o que foi colocado lá; qualquer um pode por o dado que quiser na planilha. Por desconhecimento, desinformação, erro de digitação, falta de dados ou seja lá o que for, há um bom volume de informação errada lá. Isso não impede de a planilha ser um instrumento útil para ter uma ideia bem por alto do andamento de processos. Mas tomando alguns cuidados.

Como @ecoutinho bem colocou, se aparece um ponto bem fora da curva, o mais racional é "eliminá-lo" da sua avaliação da situação de processamento. Muito provavelmente é um erro de alguma forma. Olhe o grosso da planilha; não fique buscando e se prendendo a exceções.

E, como no exemplo acima, há filas "diferentes" por tipo de processo e por local de processamento.

Um exemplo: vemos gente "indignada" que o processo de filho tal andou mais rápido que o deles. Aí quando se pergunta mais sobre o caso, vemos que estão comparando processos na ACP com processos em Lisboa ou via consulados. E por aí vai.

Num mundo ideal, seria justo, por exemplo, que todos os processos 1C de filhos maiores andassem mais ou menos na mesma velocidade, independente de onde foi processado. O outro lado da moeda é que isso, pelo menos em um momento inicial, levaria a essa média ficar entre a velocidade da ACP e de Lisboa. Ou seja, ia passar a ser mais lento para ACP.

• Agradeço imensamente os comentários. Eu não esperava esclarecimentos e comentários tão rápido.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.