Porque o processo fica parado por tanto tempo
Eu queria perceber porque mesmo a viver há 12 anos em Portugal e casada. Entrei com o processo há 4 anos, e não anda, ou quando anda, é a passos lentos. Nunca foi AIMA, meus processos toda a vida foram SEF. Entendo todos os inconvenientes que a AIMA anda a sofrer e até a ser injustamente atacada, mas não é o meu caso. Alguém pode ajudar a compreender o que ocorre? Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@sorayag1973 , morar ou não em Portugal não tem influência na velocidade de aprovação do seu processo. Ele está na mesma fila dos outros processos do mesmo tipo (seja de neta de Português, cônjuge, etc), Muitos deles estão levando de 4 a 5 anos para serem concluídos.
O que de fato influencia no tempo de andamento do processo:
A lista é muito maior, claro... Mas, em resumo, pode-se simplesmente dizer que, de 2015 para cá e, mais fortemente, de 2021 para cá, o que se tem é um funil: uma boca larga de entrada de pedidos, e um tubo fininho de capacidade de avaliação dos mesmos.
É culpa da imigração? Não. É culpa dos governos, que viram isso acontecer por DEZ ANOS sem tomar uma única atitude concreta e efetiva para fazer a única coisa que poderia, de fato, endereçar o problema: aumentar a capacidade de análise. Quando você tem uma via engarrafada, você não proíbe os carros de trafegar, mas alarga a via, especialmente se ela está engarrafada porque você criou leis que incentivaram o tráfego de automóveis. Mas, não, não foi o que ocorreu. E assim se abriu espaço para a propaganda xenófoba (que é usada em outras áreas, como habitação, por exemplo) que "culpa" os imigrantes pela incompetência/inação/projeto dos governos portugueses ao longo desses anos.
De uma ou outra forma, considerando que seu processo já está para análise há um tempo e faz quatro anos em outubro, eu teria esperança (incerta, claro) de que ele seja avaliado de fato até o primeiro trimestre do ano que vem.