Requerimento de nacionalidade por correios.

Prezados, irei iniciar o procedimento para o requerimento de nacionalidade portuguesa para minha filha diretamente do meu pai, isso pois ela tem interesse em morar em Portugal. O meu processo farei depois. Irei fazer por Correios, uma vez que o Consulado de São Paulo somente faz o pedido de nacionalidade de filhos. Ocorre que, ao preencher o requerimento verifiquei que este documento tem que ser autenticado dentre uma destas opções: perante funcionário do serviço com competência para receber o impresso;- em Cartório Notarial ou Conservatórias do registo português; - em Consulado de Portugal no estrangeiro; - por Advogado ou Solicitador, ou - pelas câmaras de comércio e indústria, reconhecidas nos termos do Decreto-Lei n.º 244/92, de 29 de Outubro. Como resido no Brasil, minha única opção é o Consulado? Solicitei agendamento, mas até agora não me responderam.

Comentários

• @Soraiavaz1 sugiro vc repensar a sua estratégia. Um processo de neto vai demorar o dobro do tempo do que se vc fizer primeiro como filha e depois requerer para sua filha, já como filha de portuguesa. Mas não faça nada pelo consulado, mande para uma conservatória em Portugal pelo correio/DHL (ACP - Porto).

Quanto à assinatura faça o reconhecimento em um cartório da sua cidade, mas observe q o formulário tem q ser assinado no próprio cartório na frente do funcionário.

• editado September 27

@Soraiavaz1

irei iniciar o procedimento para o requerimento de nacionalidade portuguesa para minha filha diretamente do meu pai, isso pois ela tem interesse em morar em Portugal. O meu processo farei depois.

Não faça isso com sua filha… Ao fazer essa escolha vc vai obrigá-la a adiar os planos dela por 5 anos, que já é o tempo que um processo de neto leva atualmente, com perspectiva de esse prazo piorar.

Faça primeiro o seu como filha e quando vc for portuguesa faça o dela também como filha (por correio, nunca use consulado para processo de nacionalidade). Fazendo dessa forma, a documentação é mais simples e provavelmente em uns 2 anos a cidadania chega nela.

Como resido no Brasil, minha única opção é o Consulado?

Vc não precisa do consulado para nada. Pode reconhecer sua assinatura no formulário por autenticidade no cartório (quando vc leva o documento sem assinar e assina e põe data na frente do funcionário do cartório).

Siga o guia abaixo onde tem o caminho das pedras. Estou colocando tanto o guia para filho como para netos para vc escolher qual caminho seguir, mas te recomendo fazer os dois processos de filho e esqueça essa idéia de sua filha pedir como neta.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.