Requerimento de nacionalidade por correios.
Prezados, irei iniciar o procedimento para o requerimento de nacionalidade portuguesa para minha filha diretamente do meu pai, isso pois ela tem interesse em morar em Portugal. O meu processo farei depois. Irei fazer por Correios, uma vez que o Consulado de São Paulo somente faz o pedido de nacionalidade de filhos. Ocorre que, ao preencher o requerimento verifiquei que este documento tem que ser autenticado dentre uma destas opções: perante funcionário do serviço com competência para receber o impresso;- em Cartório Notarial ou Conservatórias do registo português; - em Consulado de Portugal no estrangeiro; - por Advogado ou Solicitador, ou - pelas câmaras de comércio e indústria, reconhecidas nos termos do Decreto-Lei n.º 244/92, de 29 de Outubro. Como resido no Brasil, minha única opção é o Consulado? Solicitei agendamento, mas até agora não me responderam.
Comentários
@Soraiavaz1 sugiro vc repensar a sua estratégia. Um processo de neto vai demorar o dobro do tempo do que se vc fizer primeiro como filha e depois requerer para sua filha, já como filha de portuguesa. Mas não faça nada pelo consulado, mande para uma conservatória em Portugal pelo correio/DHL (ACP - Porto).
Quanto à assinatura faça o reconhecimento em um cartório da sua cidade, mas observe q o formulário tem q ser assinado no próprio cartório na frente do funcionário.
@Soraiavaz1
irei iniciar o procedimento para o requerimento de nacionalidade portuguesa para minha filha diretamente do meu pai, isso pois ela tem interesse em morar em Portugal. O meu processo farei depois.Não faça isso com sua filha… Ao fazer essa escolha vc vai obrigá-la a adiar os planos dela por 5 anos, que já é o tempo que um processo de neto leva atualmente, com perspectiva de esse prazo piorar.
Faça primeiro o seu como filha e quando vc for portuguesa faça o dela também como filha (por correio, nunca use consulado para processo de nacionalidade). Fazendo dessa forma, a documentação é mais simples e provavelmente em uns 2 anos a cidadania chega nela.
Como resido no Brasil, minha única opção é o Consulado?Vc não precisa do consulado para nada. Pode reconhecer sua assinatura no formulário por autenticidade no cartório (quando vc leva o documento sem assinar e assina e põe data na frente do funcionário do cartório).
Siga o guia abaixo onde tem o caminho das pedras. Estou colocando tanto o guia para filho como para netos para vc escolher qual caminho seguir, mas te recomendo fazer os dois processos de filho e esqueça essa idéia de sua filha pedir como neta.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D