Ajuda para localizar certidão de nascimento - Rio de Janeiro
Olá pessoal,
Estou procurando a certidão de nascimento do meu avô, e está sendo bem difícil. Já tentei pelos documentos antigos, ou familiares, mas sem sucesso. No site family search, eu não consigo encontrar nada sobre nascimentos, apenas óbitos de meio-irmãos / irmãos.
O pai dele foi casado 2x e a mãe foi a segunda esposa.
Nome: Roberto da Paixão Lessa de Paula
Data de nascimento: 10 de Abril de 1936
Filiação: Severino Ferreira de Paula e Almira Lessa de Paula
A suspeita é que os pais tenham residido em Realengo ou Glória no momento do nascimento. Ainda estou trabalhando com os cartórios para localizar. Numa pesquisa inicial, não foi encontrado nada. Meu avô também foi casado duas vezes, e estou tentando com os cartórios para saber se eles tem alguma informação por lá.
Eu continuo procurando pelos cartórios e pagando taxas de busca, mas ficaria muito feliz se alguém do fórum puder ajudar, ou souber outro caminho. Obrigado!
Comentários
@mrdexter4 Na certidão de óbito da irmã que faleceu com 14 dias, em 1939, consta no final que ela foi registrada no mesmo cartório do óbito. Já buscou nesse local?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSGB-92DR?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A65P2-Z2TV&action=view&cc=1582573&lang=pt&groupId= que deve ser hoje o 11º RCPN Inhaúma.
Consta tb que os pais foram casados em Nova Iguaçu, outra possibilidade.
@mrdexter4
Tem um irmão chamado Severino Lessa de Paula, nascido em 22/06/1931 e registrado em 02/07/1931 na "freguesia de Madureira e Campo Grande", no que era a oitava pretoria na época. Hoje em dia isso deve ser o 14 RCPN ou 13RCPN.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1
O endereço da família em 1931 era "Villa Eugenia 41" em Marechal Hermes.
Os pais casaram em 1930 em Nova Iguaçu:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYM1-M2
Note que no momento do casamento o pai aparece apenas como "Severino de Paula", mas há uma averbação na lateral feita em julho de 1936 corrigindo o nome dele para "Severino Ferreira de Paula"
No momento do casamento. os noivos aparecem como domiciliados em Nova Iguaçu.
@mrdexter4 , talvez mais atrapalhe do que ajude porque é mais uma possibilidade, mas...
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-X4H3-QZ?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77RM-ZJW2&action=view&lang=pt&groupId=M941-J1S
Aqui tem o óbito de uma criança (não colocaram a idade) filha de Severino Ferreira de Paula, mas sem constar o nome da mãe. No entanto, o nome da criança era Carmen LESSA de Paula, o que sugere que PODE SER (ou não) filha do mesmo casal. Se assim for, o declarante residia no mesmo local do registro de óbito, São João de Meriti. Vale reforçar que, como "Severino Ferreira de Paula" não é um nome tão incomum, pode se tratar de uma coincidência (homônimo), mas o "Lessa" aumenta a chance de que seja a mesma pessoa e de que a mãe não conste porque o pai ainda estava no processo de separação da esposa anterior.
Se você tiver mais informações "laterais", como por exemplo nomes dos irmãos do Roberto, nome da esposa do Roberto (solteira e casada), data de casamento dos pais do Roberto, etc, pode ser que ajude.
Boa, eu não me atentei que o registro de nascimento havia sido lá. A grafia no campo de observações é bem dificil. Tem uma referência a Nova Iguaçu, mas de fato diz que "foi registrado neste cartório"
Eu tinha enviado email para este cartório há 5 dias, porém sem resposta. Acabei de ver no site que eles tem o serviço de busca e fiz logo o pedido! Oremos 🙏
Obrigado!
@mrdexter4 atente-se ao fato de que Nova Iguaçu teve várias emancipações, dentre elas São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, etc.. o ideal é vc tentar ver a a localidade onde eles moravam para delimitar melhor a busca se for em “Nova Iguaçu” pois o que era “Nova Iguaçu” no passado não é o mesmo território de hoje, se for de algum desses outros lugares os registros podem ter sido transferidos para os cartórios dessas outras cidades, o que dificulta sua procura.
@andrelas @mrdexter4
Se olhar a assinatura no óbito de Carmen com a assinatura no casamento de Severino em 1930 (meu comentário anterior tem o link). me parece ser da mesma pessoa.
Nota: no casamento ele se apresentou somente como "Severino de Paula" e assinatura está coerente com isso.
Como esse óbito é de 1933, é mais próximo da data de nascimento de Roberto que o nascimento do irmão Severino no Rio em 1931.
Você tem o casamento de Roberto? Ali pode tirar a dúvida se ele nasceu no atual município do Rio de Janeiro (antes Distrito Federal e estado da Guanabara) ou em outro município do estado do Rio de Janeiro. Outro documento dele que tenha a naturalidade também resolveria isso.
@CarlosASP Tenho o primeiro casamento, com a minha vó. Está esacrito assim: "natural do estado de(o) Distrito Federal, Brasil". Na Identidade dele, diz naturalidade "Rio de Janeiro"
@andrelas Um meio-irmão que inclusive foi o que registrou o óbito do Severino (Pai), foi o Valparaiso Lessa de Paula. Outros irmãos são: José Alberto Lessa de Paula, Glória Lessa de Paula. Eu ainda estou tentando contato com eles pra tentar certidões de nascimento, mas ainda sem sucesso.
E sobre o seu comentário da Carmen, pois é, eu tinha achado esse registro e achei bem estranho o nome da mãe não constar. Eu tinha reparado na assinatura e batia com vários dos óbitos dos outros filhos que ele teve. Isso pode apontar para o que o @AlanNogueira mencionou que antes era Nova Iguaçu, mas eventualmente desmembrou em São João de Meriti
@mrdexter4
Se o casamento indica que ele é natural do "Distrito Federal", então ele nasceu no atual município do Rio de Janeiro (e não Nova Iguaçu, Sao Joao de Meriti etc).
Até 1960, o atual município do Rio de Janeiro era o Distrito Federal. Os demais municípios (como NI. SJdM, toda a Baixada Fluminense etc) seriam referidos na época como "estado do Rio de Janeiro".
Entre 1960 e 1975, o atual município do Rio virou o "Estado da Guanabara". E os outros continuaram como "estado do Rio de Janeiro".
Só de 1975 em diante é que acabou o estado da Guanabara e tudo virou "estado do Rio de Janeiro".
Isso seria um indicador forte que ele deve ter sido registrado em algum RCPN do município do Rio de Janeiro. A não ser que seja um daqueles casos raros (mas existem) quando a pessoa nasceu em um lugar mas o registro de nascimento foi feito em outro. Em geral, isso acontece mais em registros tardios (feitos mais tempo depois do nascimento).
Com alguns registros de irmãos feitos possivelmente nos atuais 11, 14 ou 13 RCPN, essas seriam minhas apostas principais. Mas como a família mudou bastante, como se viu até agora, pode acabar sendo em outro RCPN.
Já tentou ver se no cartório do casamento do Roberto eles ainda tem a habilitação do casamento? Habilitação é o processo onde os noivos apresentam documentos para poder casar. Contudo, já adianto que, no estado do Rio de janeiro, a grande maioria das habilitações foi incinerada sem antes ser microfilmada. Mas não custa perguntar. Se ele tiver casado em outro estado, aí aumenta a chance de ela existir ainda.
@CarlosASP
Obrigado pelo esclarecimento! No momento, estou aguardando retorno dos serviços de busca nos cartórios sugeridos. Tem alguns outros também, mas vamos ver.
Sobre o do casamento, o primeiro foi no 1 rcpn de Nova Iguaçu, e o segundo foi no cartório 13 do RJ. Estou aguardando retorno de ambos sobre essa pergunta.
Pessoal, conseguimos achar! No fim, estava no 3o rcpn. Recebemos informação que a família morou na Lapa / Glória na época, e estava no cartório do Centro do Rio. Obrigado todos pela ajuda!